ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTILO DE VIDA E O DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 08 E 10 ANOS

Marco Antonio de Castro, Nair Rost de Lima

Resumo


Um bom desenvolvimento motor e um estilo de vida saudável são fatores importantes para que uma criança tenha prazer em praticar atividades físicas, uma vez que, nos dias de hoje, com o avanço das grandes cidades, com a industrialização dos alimentos e com as facilidades da tecnologia, tem aumentado o nível de sedentarismo entre as crianças. Há o incentivo e a preferência de ficar envolvidas com mídias eletrônicas e se alimentar de forma inadequada, consumindo muitos alimentos industrializados. Este estudo teve como objetivos investigar a relação entre o estilo de vida e o desempenho motor de alunos de uma escola pública, localizada na periferia de um município ao norte do Brasil, e comparar o nível de coordenação motora esperada para a idade de acordo com a bateria de teste (KTK). A amostra foi composta por 37 alunos de ambos os sexos, na faixa etária entre 8 e 10 anos e 11 meses de idade, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Para avaliar o estilo de vida dos estudantes foi utilizado um questionário fechado com quatro questões simples e objetivas. Para avaliar os níveis de coordenação motora foi utilizada a bateria de testes (KTK). Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa através de estatística descritiva simples e por representação gráfica. Este estudo mostrou que há uma relação direta entre o estilo de vida e o desempenho motor dos escolares avaliados, onde os alunos que praticam atividades físicas com maior frequência tiveram desempenho superior aos alunos com maiores níveis de sedentarismo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ACTA Brasileira do Movimento Humano