Periódicos ULBRA
Acta Scientiae
A revista Acta Scientiae, editada desde 1999, é uma publicação bimestral da Universidade Luterana do Brasil sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, com conceito A1, segundo avaliação 2019 da Capes. Tem por Missão divulgar trabalhos de pesquisa científica e de revisão e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática.
O foco da Acta Scientiae é artigos de pesquisa científica, devidamente embasados nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e Matemática consagrados na literatura científica, com 'estados da arte', metodologia e pergunta de pesquisa explícitas e que resultem em contribuição internacionalmente relevante, em comparação com estudos anteriores, para o conhecimento científico da área de Ensino de Ciências e Matemática. Porém, também serão considerados resenhas críticas de livros, teses e dissertações. A Acta não proíbe o uso de chatbots orientados por IA (e.g. o chatGPT) ou outros recursos tecnológicos na produção dos textos, mas espera que os autores tenham a contribuição principal. No entanto, esses recursos não podem ser listados como autores.
A Acta adota as normas da APA (American Psychological Association). Veja as Normas e recomendações para a submissão de artigos na página Submissões On-line.
A Acta aceita artigos em português, espanhol e inglês, mas todos os artigos que forem submetidos em outra língua, caso aceitos, terão de ter uma versão dele para inglês, necessariamente feita pela equipe externa de tradutores já credenciada pela Acta, com os autores arcando com os custos desse trabalho, para ser publicada conjuntamente.
O fluxo de publicação online dos artigos é contínuo. A Acta não cobra taxas de processamento de artigos (APC) nem taxas de submissão, mas é cobrada uma taxa de R$100,00 para registro do DOI junto à CrossRef.
A Acta Scientiae segue um Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação, baseado no do Committee on Publication Ethics (COPE) e Políticas de Compartilhamento de Dados.
Atualizado em 25 de novembro de 2022.
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Revista de Iniciação Científica da ULBRA
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ALETHEIA
A Aletheia é uma revista semestral, editada em parceria pelo Curso de Psicologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, da Universidade Luterana do Brasil, destinada à publicação de trabalhos de pesquisadores envolvidos em estudos produzidos
na área da Psicologia, Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano, Políticas Públicas, Sociedade e Ambiente, ou ciências afins. Serão aceitos somente trabalhos originais que se enquadrem nas categorias de artigos de pesquisa (teóricos ou empíricos), artigos de revisão sistemática, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional e resenhas.
Artigos: revisões sistemáticas, artigos teóricos e artigos com dados empíricos atuais sobre temas relevantes para a linha editorial da revista.
Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia e análise científica.
Relatos de experiência profissional: estudos de caso, contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos e estratégias de intervenção de interesse para a atuação de psicólogos, profissionais da saúde, educadores, sociólogos, profissionais da comunicação, entre outros, nas mais diversas áreas de atuação.
Resenhas: revisão crítica de livros recém publicados, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais
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Plural
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REVISTA VETERINÁRIA EM FOCO
A revista VETERINÁRIA EM FOCO, publicação científica da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com periodicidade semestral, publica artigos científicos, revisões bibliográficas, relatos de casos e notas técnicas referentes à área de Ciências Veterinárias, que a ela deverão ser destinados com exclusividade. A revista é editada sob responsabilidade do Curso de Medicina Veterinária da ULBRA.
Para acessar as diretrizes de submissão, CLIQUE AQUI
Para acessar as políticas da revista, CLIQUE AQUI
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STOMATOS
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Espaço Científico
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JUS SOCIETAS
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Urissanê
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CIÊNCIA AMAZÔNIDA
A revista Ciência Amazônida é uma publicação semestral do Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (ILES/ULBRA), organizado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (COOPPEX), que tem como objetivos:
-Divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior, apresentadas na Mostra de Iniciação Científica do ILES/ULBRA;
-Divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos docentes e pesquisadores do ILES/ULBRA e de outras instituições de ensino e de pesquisa da região amazônica;
-Promover a integração entre pesquisa, ensino e extensão;
A revista recebe trabalhos multidisciplinares, tanto de iniciação científica quanto de trabalhos de pesquisa e pós-graduação stricto sensu, mas que sejam oriundas da região Amazônica, possui um corpo de avaliadores ad-hoc, que avaliará aos pares e sem identificação dos autores.
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ACTA Brasileira do Movimento Humano
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Iuris in Mente: Revista de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas
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Conversas Interdisciplinares
REVISTA CONVERSAS INTERDISCIPLINARES
Periódico impresso e on-line
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DOI
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Direito e Democracia
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TEXTURA - Revista de Educação e Letras
A Revista Textura (ULBRA) é um periódico online quadrimestral, de acesso aberto e gratuito, voltado para a publicação de artigos inéditos resultantes de pesquisas ou ensaios nas áreas de Educação e de Letras. Publica dossiês e artigos de demanda contínua, em português, inglês, espanhol e francês.
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
ISSN: 2358-0801
Artigos identificados por meio do DOI
CHAMADA DE ARTIGOS PARA COMPOR DOSSIÊs
1) DOSSIÊ: “A leitura do impresso por crianças/jovens- práticas, suportes, contextos e articulações"
Descrição: Numa cultura em que o impresso (o livro, as revistas, os jornais e outros suportes físicos) ocupou/ ocupa um papel central como signo de comunicação estável, de informação, de comunicação, como espaço de fruição, de criatividade e de interpelação de sujeitos, a leitura já vem atraindo a atenção de pesquisadores/as há décadas – como pode ser exemplificado por trabalhos com viés histórico como os de Darnton (1988, 1990) e Chartier (2001, p.ex.) e por outros que se debruçam sobre leitores/as contemporâneos. É com este pano de fundo que o presente dossiê apresenta o tema – leitura de impressos, em especial por crianças e jovens, naquela quadra da vida que vem sendo caracterizada como a da formação de leitores. Serão bem-vindos estudos que focalizem especificamente o/a(s) leitor/a(s) infantil(is) ou jovem(ns), num espectro que pode abranger tanto perspectivas históricas (através de memórias, p. ex.) como contemporâneas, e envolver variados suportes, categorias de textos, espaços e formas de leitura. Neste sentido, o dossiê acolhe artigos resultantes de pesquisas com distintos olhares teóricos, desde que se debrucem sobre práticas de leitura e leitores/as infantis e juvenis, quaisquer que sejam os tempos, as circunstâncias, as funções e formas de leitura, os suportes utilizados e as características dos sujeitos leitores (gênero, época da leitura, origens, línguas etc.)
Organizadoras:
Profa. Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira (UNICAMP)
Profa. Dra. Rosa Maria Hessel Silveira (NECCSO – UFRGS)
Profa. Dra. Marília Forgearini Nunes (UFRGS)
Prazo para submissão dos artigos: 01/02/2023
2)DOSSIÊ: PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade
Descrição: O tempo presente tem sido marcado por um conjunto de múltiplas, diversas, plurais e constantes pedagogias que operam para forjar sujeitos que correspondam a uma dada sociedade. Partindo desse entendimento, considera-se que modificações substanciais na cultura e nas formas de organização do mundo têm repercutido e alterado a concepção e os modos de funcionamento das Pedagogias. Como argumentado por Camozzato (2014), as Pedagogias do Presente procuram atender às exigências da contemporaneidade (re)configurando-se constantemente, por meio de processos de atualização, e colocando em operação discursos que convocam e interpelam os sujeitos. São pedagogias que transcendem os muros da escola, mas que também podem estar dentro dela. Muitas dessas pedagogias estão imbricadas a tecnologias da informação e da comunicação e/ou a outras características do mundo atual, como o consumo, a sociedade do espetáculo e o governamento dos sujeitos. São muitas as flexões da Pedagogia e são plurais os seus espaços de atuação (CAMOZZATO, 2014). Tendo essas considerações como mote, o dossiê PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedadetem o objetivo de compilar pesquisas e estudos que se ocupam em compreender, problematizar, evidenciar e analisar Pedagogias do Presente e/ou suas implicações para a educação, para a formação/produção de sujeitos e da sociedade. Interessa, a este Dossiê, agrupar um conjunto de saberes já produzidos sobre tais Pedagogias, gerando uma obra que possibilite um panorama e, também, um aprofundamento sobre as Pedagogias do Presente. Assim, convidamos pesquisadores de todas as áreas do conhecimento a enviarem artigos para compor o Dossiê.
Organizadoras:
Profa. Dra. Mariangela Momo (PPGED-UFRN)
Profa. Dra. Patrícia Ignácio (PPGECE-FURG)
Prazo para submissão dos artigos: 01/06/2023
A previsão de publicação do Dossiê é em outubro de 2023.
Os autores deverão submeter seus artigos para avaliação via plataforma e no campo “Obsevação para o Editor” deverão mencionar que a submissão refere-se à chamada para o dossiê PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações nos sujeitos, nas relações e na sociedade.
As regras de submissão podem ser acessadas aqui:
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/about/submissions#onlineSubmissions
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