TEXTURA - Revista de Educação e Letras

Revista Textura (ULBRA) é um periódico online quadrimestral, de acesso aberto e gratuito, voltado para a publicação de artigos inéditos resultantes de pesquisas ou ensaios nas áreas de Educação e de Letras. Publica dossiês e artigos de demanda contínua, em português, inglês, espanhol e francês.

Avaliada como  A3 na área de Humanidades


Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

ISSN: 2358-0801

Artigos identificados por meio do DOI


Devido ao grande número de artigos recebidos, estão momentaneamente suspensas as submissões no regime de fluxo contínuo. Tomamos esta decisão em respeito aos autores, visando a garantir que não haja excessiva demora para a publicação dos artigos aprovados. O retorno das submissões será informado na página da Revista e também na sua página no Facebook. Agradecemos a compreensão.

 


Chamada para submissão de artigos - Dossiê:  Gênero e processos educativos em instituições sociais e artefatos da cultura

Maria Cláudia Dal’Igna (UNISINOS) Maria Simone Schwengber (UNIJUI) e Carin Klein (ULBRA)

Este dossiê parte de duas premissas teóricas: (a) gênero funciona como um organizador das relações sociais e de poder; (b)os sujeitos constituem-se por meio de processos educativos intencionais e não intencionais, os quais lhes ensinam a reconhecer-se como sujeitos de gênero.  Dessa perspectiva, interessa-nos selecionar artigos decorrentes de pesquisas acadêmicas que discutam produções de feminilidades, masculinidades, transgeneralidades e gêneros não-binários no âmbito dos processos educativos desenvolvidos em diferentes instituições e artefatos da cultura (mídias, cinema, museus, revistas, músicas, políticas e campanhas governamentais...). O propósito é refletir sobre a produção de gênero em articulação com outros marcadores identitários, tais como: sexualidade, raça, pobreza, escolaridade e religião, entre outros. Com isso, pretende-se oferecer subsídios teóricos e metodológicos para estranhar e desnaturalizar o que se sabe sobre relações de gênero e formas de desigualdades daí decorrentes. Eis aí uma função da pesquisa em educação na formação humana.

Prazo para submissão dos artigos: 20 de dezembro de 2020.



Imagem para capa da revista