A Revista Textura (ULBRA) é um periódico online quadrimestral, de acesso aberto e gratuito, voltado para a publicação de artigos inéditos resultantes de pesquisas ou ensaios nas áreas de Educação e de Letras. Publica dossiês e artigos de demanda contínua, em português, inglês, espanhol e francês.
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
ISSN: 2358-0801
Artigos identificados por meio do DOI
CHAMADA DE ARTIGOS PARA COMPOR DOSSIÊs
1) DOSSIÊ: “A leitura do impresso por crianças/jovens- práticas, suportes, contextos e articulações"
Descrição: Numa cultura em que o impresso (o livro, as revistas, os jornais e outros suportes físicos) ocupou/ ocupa um papel central como signo de comunicação estável, de informação, de comunicação, como espaço de fruição, de criatividade e de interpelação de sujeitos, a leitura já vem atraindo a atenção de pesquisadores/as há décadas – como pode ser exemplificado por trabalhos com viés histórico como os de Darnton (1988, 1990) e Chartier (2001, p.ex.) e por outros que se debruçam sobre leitores/as contemporâneos. É com este pano de fundo que o presente dossiê apresenta o tema – leitura de impressos, em especial por crianças e jovens, naquela quadra da vida que vem sendo caracterizada como a da formação de leitores. Serão bem-vindos estudos que focalizem especificamente o/a(s) leitor/a(s) infantil(is) ou jovem(ns), num espectro que pode abranger tanto perspectivas históricas (através de memórias, p. ex.) como contemporâneas, e envolver variados suportes, categorias de textos, espaços e formas de leitura. Neste sentido, o dossiê acolhe artigos resultantes de pesquisas com distintos olhares teóricos, desde que se debrucem sobre práticas de leitura e leitores/as infantis e juvenis, quaisquer que sejam os tempos, as circunstâncias, as funções e formas de leitura, os suportes utilizados e as características dos sujeitos leitores (gênero, época da leitura, origens, línguas etc.)
Organizadoras:
Profa. Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira (UNICAMP)
Profa. Dra. Rosa Maria Hessel Silveira (NECCSO – UFRGS)
Profa. Dra. Marília Forgearini Nunes (UFRGS)
Prazo para submissão dos artigos: 01/02/2023
2)DOSSIÊ: PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade
Descrição: O tempo presente tem sido marcado por um conjunto de múltiplas, diversas, plurais e constantes pedagogias que operam para forjar sujeitos que correspondam a uma dada sociedade. Partindo desse entendimento, considera-se que modificações substanciais na cultura e nas formas de organização do mundo têm repercutido e alterado a concepção e os modos de funcionamento das Pedagogias. Como argumentado por Camozzato (2014), as Pedagogias do Presente procuram atender às exigências da contemporaneidade (re)configurando-se constantemente, por meio de processos de atualização, e colocando em operação discursos que convocam e interpelam os sujeitos. São pedagogias que transcendem os muros da escola, mas que também podem estar dentro dela. Muitas dessas pedagogias estão imbricadas a tecnologias da informação e da comunicação e/ou a outras características do mundo atual, como o consumo, a sociedade do espetáculo e o governamento dos sujeitos. São muitas as flexões da Pedagogia e são plurais os seus espaços de atuação (CAMOZZATO, 2014). Tendo essas considerações como mote, o dossiê PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedadetem o objetivo de compilar pesquisas e estudos que se ocupam em compreender, problematizar, evidenciar e analisar Pedagogias do Presente e/ou suas implicações para a educação, para a formação/produção de sujeitos e da sociedade. Interessa, a este Dossiê, agrupar um conjunto de saberes já produzidos sobre tais Pedagogias, gerando uma obra que possibilite um panorama e, também, um aprofundamento sobre as Pedagogias do Presente. Assim, convidamos pesquisadores de todas as áreas do conhecimento a enviarem artigos para compor o Dossiê.
Organizadoras:
Profa. Dra. Mariangela Momo (PPGED-UFRN)
Profa. Dra. Patrícia Ignácio (PPGECE-FURG)
Prazo para submissão dos artigos: 01/06/2023
A previsão de publicação do Dossiê é em outubro de 2023.
Os autores deverão submeter seus artigos para avaliação via plataforma e no campo “Obsevação para o Editor” deverão mencionar que a submissão refere-se à chamada para o dossiê PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações nos sujeitos, nas relações e na sociedade.
As regras de submissão podem ser acessadas aqui:
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/about/submissions#onlineSubmissions
