A Revista Textura (ULBRA) é um periódico online quadrimestral, de acesso aberto e gratuito, voltado para a publicação de artigos inéditos resultantes de pesquisas ou ensaios nas áreas de Educação e de Letras. Publica dossiês e artigos de demanda contínua, em português, inglês, espanhol e francês.
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
ISSN: 2358-0801
Artigos identificados por meio do DOI
CHAMADA DE ARTIGOS PARA COMPOR DOSSIÊS:
1)DOSSIÊ: PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade
Descrição: O tempo presente tem sido marcado por um conjunto de múltiplas, diversas, plurais e constantes pedagogias que operam para forjar sujeitos que correspondam a uma dada sociedade. Partindo desse entendimento, considera-se que modificações substanciais na cultura e nas formas de organização do mundo têm repercutido e alterado a concepção e os modos de funcionamento das Pedagogias. Como argumentado por Camozzato (2014), as Pedagogias do Presente procuram atender às exigências da contemporaneidade (re)configurando-se constantemente, por meio de processos de atualização, e colocando em operação discursos que convocam e interpelam os sujeitos. São pedagogias que transcendem os muros da escola, mas que também podem estar dentro dela. Muitas dessas pedagogias estão imbricadas a tecnologias da informação e da comunicação e/ou a outras características do mundo atual, como o consumo, a sociedade do espetáculo e o governamento dos sujeitos. São muitas as flexões da Pedagogia e são plurais os seus espaços de atuação (CAMOZZATO, 2014). Tendo essas considerações como mote, o dossiê PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedadetem o objetivo de compilar pesquisas e estudos que se ocupam em compreender, problematizar, evidenciar e analisar Pedagogias do Presente e/ou suas implicações para a educação, para a formação/produção de sujeitos e da sociedade. Interessa, a este Dossiê, agrupar um conjunto de saberes já produzidos sobre tais Pedagogias, gerando uma obra que possibilite um panorama e, também, um aprofundamento sobre as Pedagogias do Presente. Assim, convidamos pesquisadores de todas as áreas do conhecimento a enviarem artigos para compor o Dossiê.
Organizadoras:
Profa. Dra. Mariangela Momo (PPGED-UFRN)
Profa. Dra. Patrícia Ignácio (PPGECE-FURG)
Prazo para submissão dos artigos: 10/06/2023
A previsão de publicação do Dossiê é em outubro de 2023.
Os autores deverão submeter seus artigos para avaliação via plataforma e no campo “Obsevação para o Editor” deverão mencionar que a submissão refere-se à chamada para o dossiê PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações nos sujeitos, nas relações e na sociedade.
2) DOSSIÊ: “EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA AMÉFRICA: abordagens transnacionais”
Descrição: A transnacionalização dos objetos de estudo nas ciências humanas e sociais é um passo fundamental para superar o nacionalismo metodológico que, por vezes, aprisiona as temáticas e problemas, criando um universo demasiado endógeno. Este é o caso da temática que converge educação e relações étnico-raciais (ERER) no Brasil. Há uma infinidade de trabalhos sobre a implementação da ERER, sobretudo a partir da lei 10639/03 e 11645/08, mas pouquíssimo diálogo transnacional que promova a reflexão de como isto tem sido constituído por toda América Latina.
A Améfrica, para usarmos os termos de Lélia Gonzalez, é um espaço marcado pelos traços da violência colonial/racial, espaço originário da modernidade tal como a conhecemos. Políticas públicas que se voltem a repensar os efeitos dessa violência colonial/racial têm transmutado o mapa epistêmico e reorganizado as formas de pensar e legitimar os saberes.
Neste dossiê, buscaremos cartografar especialmente as diferentes iniciativas no contexto amefricano e suas conexões transnacionais, para pensar a Educação das Relações Étnico-Raciais. Experiências comparativas e uma ótica global do objeto da ERER serão privilegiadas na seleção de textos, buscando em particular os seguintes temas:
a) políticas públicas educacionais e patrimoniais em torno da implementação (inicial e continuada) e fiscalização da ERER na Améfrica;
b) abordagens que historicizem as lutas indígenas e afro-latino-americanas em torno da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena;
c) interconexões entre os movimentos sociais (especialmente os movimentos negro e indígena) e as lutas por conquista ou manutenção das proteções legais existentes no âmbito da ERER;
d) a criação, consolidação e expansão das Ações Afirmativas na Améfrica e a sua conexão com as transmutações no campo da ERER.
Organizadores:
Profa. Dra. Gládis Elise P. da Silva Kaercher (UFRGS)
Prof. Doutorando Isael da Silva Pinheiro (UFRGS)
Prof. Dr. Marcello Felisberto Morais de Assunção (UFRGS)
Profa. Doutoranda Raquel Kubeo (UFRGS)
Prazo para sunmissão dos artigos: 01.09.2023
A previsão de publicação do Dossiê é em janeiro de 2024.
As regras de submissão podem ser acessadas aqui:
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/about/submissions#onlineSubmissions
