TEXTURA - ULBRA

Revista Textura (ULBRA) é um periódico online quadrimestral, de acesso aberto e gratuito, voltado para a publicação de artigos inéditos resultantes de pesquisas ou ensaios nas áreas de Letras e Educação. Publica dossiês e artigos de demanda contínua, em português, inglês ou espanhol.

Avaliada com os seguintes Qualis:

B2 - Educação

B2 - Ensino

B3 - Letras

Neste momento, estamos recebendo artigos para as seguintes seções temáticas, que serão publicadas no ano de 2016:

Educação, Cinema e teoria queer (prazo:até 01/06/2016)

Literatura Contemporânea (prazo: até 01/07/2016)

Ao enviar artigo para algum dossiê, inserir esta informação no campo "Comentários para o editor".

ISSN: 2358-0801


Imagem para capa da revista

v. 18, n. 36 (2016): Dossiê: Emenda Constitucional 59/2009: em busca da criança perdida

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Bianca Salazar Guizzo, Luiz Felipe Zago

Dossiê

Apresentação - Dossiê "Emenda Constitucional 59-2009: em busca da criança perdida" PDF
Rodrigo Saballa de Carvalho, Paulo Sérgio Fochi

Velhas e novas obrigatoriedades: para quais crianças?

O Ensino obrigatório na legislação federal dos séculos XX e XXI PDF
Bruna Breda
A (pré)-escola na lógica da obrigatoriedade: um desconcertante 'dejà vu'? PDF
Mônica Appezzato Pinazza, Maria Walburga dos Santos
Desatando nós... os fios que tecem o percurso da pré-escola no Brasil: da liberdade de escolha à obrigatoriedade de frequência PDF
Cinthia Votto Fernandes

De Norte a Sul: perderam as crianças?

Obrigatoriedade de matricula aos 4 anos: ampliação ou recuo do direito? PDF
Rosânia Campos, Maria Carmen Silveira Barbosa
Direito à educação infantil no contexto da obrigatoriedade de matrícula escolar na pré-escola PDF
Maria Luiza Rodrigues Flores, Simone Santos de Albuquerque
Contribuições da teoria histórico-cultural para a universalização da pré-escola no Brasil PDF
Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula Melo de Araújo

Por Pedagogias que não se percam (d)as crianças

As gramáticas pedagógicas participativas e a construção da identidade da criança PDF
Júlia Oliveira-Formosinho
“O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil PDF
Rodrigo Saballa de Carvalho, Paulo Sérgio Fochi
Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco PDF
Silvia Helena Vieira Cruz, Celiane Oliveira dos Santos
Manifesto (des)educado: profanações pós-coloniais PDF
Solange Estanislau Santos, Flávio Santiago, Ana Lúcia Goulart de Faria

Artigos

A garantia do direito à Educação Infantil para os filhos da classe trabalhadora nos Planos Municipais de Educação do Estado do Paraná PDF
Simone de Fátima Flach, Janete de Fátima Ferreira Caldas
Memórias e patrimônios documentais afro-brasileiros: implicações para a Educação PDF
Maria Angélica Zubaran
Os testes que tratam da representatividade de gênero no cinema e na literatura: uma proposta didática para pensar o feminino nas narrativas PDF
Carolina Alves Magaldi, Carla Silva Machado
Pesquisar com Michel Foucault PDF
Pablo Severiano
Contribuições da teoria da atividade de Leontiev para o trabalho com bebês na creche PDF
José Ricardo Silva, José Milton de Lima


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.