Acta Scientiae

A revista Acta Scientiae, editada desde 1999, é uma publicação bimestral da Universidade Luterana do Brasil sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, com conceito A1, segundo avaliação 2019 da Capes. Tem por Missão divulgar de pesquisa científica e de revisão e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática.

O foco da Acta Scientiae é artigos de pesquisa científica, devidamente embasados nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e Matemática consagrados na literatura científica, com metodologia e pergunta de pesquisa explícitas (tanto para trabalhos de pesquisa empírica quanto para teórica) e que resultem em contribuição relevante para o conhecimento científico da área de Ensino de Ciências e Matemática ('ensaios', 'projetos, 'propostas', 'revisões de literatura', 'estados da arte' e 'relatos de experiência' não são aceitos). Porém, também serão considerados resenhas críticas de livros, teses e dissertações.

A partir de setembro de 2019, o fluxo de publicação onine dos artigos passou a ser contínuo, reduzindo o tempo para que os resultados de suas pesquisas científicas sejam divulgados à comunidade de pesquisa.

A Acta não cobra taxas de processamento de artigos (APC) nem taxas de submissão.

A Acta publica textos em português, espanhol e inglês. A partir de 2019, a Acta passou a ser publicada em inglês e, com isso, todos os artigos que forem submetidos em outra língua, caso aceitos, deverão enviar uma versão em inglês para ser publicada conjuntamente. Além disso, a Acta passou a dar prioridade de publicação aos trabalhos resultantes de pesquisas em parceria internacional.

A Acta adota as normas da APA (American Psychological Association). Veja as Normas e recomendações para a submissão de artigos na página Submissões On-line. Acesse template disponível aqui.

A Acta Scientiae está empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação e, para tal, instituiu um Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação, baseado no do Committee on Publication Ethics (COPE).

A Acta Scientiae está empenhada em incentivar os mais elevados padrões de transparência, robustez e replicabilidade da pesquisa e, para tal, instituiu Políticas de Compartilhamento de Dados

Conceito A1 na Capes (2019)

Índice h5 do Google Scholar: 6

eISSN: 2178-7727

Atualizado em 23 de agosto de 2019. 

 


Imagem para capa da revista

v. 21, n. 3 (2019): MAY-JUN

Sumário

Editorial

Editorial
Renato P. dos Santos
1

Artigos

Gilberto Januario, Ana Lúcia Manrique
2-23
Eleni Bisognin, Vanilde Bisognin, Etiane Bisognin Rodrigues
24-40
Fábio Henrique Patriarca, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Samira Fayez Kfouri da Silva
41-58
Luana Prestes Madrid, Fabiana Lorenzi
59-74
Ana Cristina Ferreira, Carolina Soares Rodrigues
75-90
João Paulo de Oliveira, Rafael Felipe Pszybylski, Marcelo Souza Motta, Marco Aurélio Kalinke
91-111
Maria Magdalena Gea, Carmen Batanero, Assumpta Estrada
112-130
Claudia Vásquez Ortiz, Ángel Alsina
131-154
Camila Copetti, Thaís Scotti do Canto-Dorow
155-169
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Francisco Régis Vieira Alves
170-195
Eduardo da Silva Firmino, Caroline de Goes Sampaio, Ana Karine Portela Vasconcelos, Antonia Clarycy Barros Nojosa, Gabriela Clemente Brito Saldanha, Marcelo Henrique Freitas Saraiva Guerra, Maria Cleide da Silva Barroso
196-212
Rosana Cavalcanti Maia Santos, Luiz Fernando Mackedanz
213-230