Acta Scientiae

A revista Acta Scientiae, editada desde 1999, é uma publicação bimestral da Universidade Luterana do Brasil sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, com conceito A1, segundo avaliação 2019 da Capes. Tem por Missão divulgar de pesquisa científica e de revisão e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática.

O foco da Acta Scientiae é artigos de pesquisa científica, devidamente embasados nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e Matemática consagrados na literatura científica, com 'estados da arte', metodologia e pergunta de pesquisa explícitas (tanto para trabalhos de pesquisa empírica quanto para teórica) e que resultem em contribuição relevante, em comparação com estudos anteriores, para o conhecimento científico da área de Ensino de Ciências e Matemática ('ensaios', 'projetos, 'propostas', 'revisões de literatura' e 'relatos de experiência' não são aceitos). Porém, também serão considerados resenhas críticas de livros, teses e dissertações.

A partir de setembro de 2019, o fluxo de publicação onine dos artigos passou a ser contínuo, reduzindo o tempo para que os resultados de suas pesquisas científicas sejam divulgados à comunidade de pesquisa.

A Acta não cobra taxas de processamento de artigos (APC) nem taxas de submissão.

A Acta publica textos em português, espanhol e inglês. A partir de 2019, a Acta passou a ser publicada em inglês e, com isso, todos os artigos que forem submetidos, caso aceitos, terão de ter uma versão para inglês (revisão, no caso de o trabalho já ter sido enviado em inglês) dele, necessariamente feita pela equipe externa de tradutores já credenciada pela Acta, com os autores arcando com os custos desse trabalho, para ser publicada conjuntamente. Também é cobrada uma taxa de R$30,00 para o registro do DOI junto à CrossRef. Além disso, a Acta passou a dar prioridade de publicação aos trabalhos resultantes de pesquisas em parceria internacional.

A Acta adota as normas da APA (American Psychological Association). Veja as Normas e recomendações para a submissão de artigos na página Submissões On-line. Acesse template disponível aqui.

A Acta Scientiae está empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação e, para tal, instituiu um Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação, baseado no do Committee on Publication Ethics (COPE).

A Acta Scientiae está empenhada em incentivar os mais elevados padrões de transparência, robustez e replicabilidade da pesquisa e, para tal, instituiu Políticas de Compartilhamento de Dados

Conceito A1 na Capes (2019)

Índice h5 do Google Scholar: 6

eISSN: 2178-7727

Atualizado em 8 de outubro de 2019. 

 


Imagem para capa da revista

v. 21, n. 5 (2019): SEP-OUT

Sumário

Artigos

Gabriel Santos Ortiz, Luciano Denardin
2-27
Luis Tiago Osterberg, Isabel Cristina Machado de Lara
28-43
Daniel Marsango, Taís Regina Hansen, Carla Polanczky, Rosemar Ayres dos Santos
44-61
Débora Luana Kurz, Lucilene Piva, Everton Bedin
Marta Élid Amorim, Ruy César Pietropaolo, Arthur Belford Powell
Marianela Alpízar Vargas, Yuri Morales-López
Michele Cristiane Diel Rambo, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
Selma Felisbino Hillesheim, Méricles Thadeu Moretti
José Roberto Damasceno da Silva
Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa
Marlise Geller, Livia Ferreira Paim da Silva
Karine Pertile, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo