Acta Scientiae

A revista Acta Scientiae, editada desde 1999, é uma publicação bimestral da Universidade Luterana do Brasil sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem por Missão divulgar de pesquisa científica e de revisão e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática.

O foco da Acta Scientiae é artigos de pesquisa científica, devidamente embasados nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e Matemática consagrados na literatura científica, com metodologia e pergunta de pesquisa explícitas (tanto para trabalhos de pesquisa empírica quanto para teórica) e que resultem em contribuição relevante para o conhecimento científico da área de Ensino de Ciências e Matemática ('ensaios', 'projetos, 'propostas', 'revisões de literatura', 'estados da arte' e 'relatos de experiência' não são aceitos). Porém, também serão considerados resenhas críticas de livros, teses e dissertações.

O fluxo de recebimento e processamento de submissões é contínuo. Publicamos textos em português, espanhol e inglês. A Acta não cobra taxas de processamento de artigos (APC) nem taxas de submissão. A partir de 2019 a Acta passou a ser publicada em inglês e, com isso, todos os artigos que forem submetidos em outra língua, caso aceitos, deverão enviar uma versão em inglês para ser publicada conjuntamente. Além disso, a Acta passou a dar prioridade de publicação aos trabalhos resultantes de pesquisas em parceria internacional.

A Acta adota as normas da APA (American Psychological Association). Veja as Normas e recomendações para a submissão de artigos na página Submissões On-line. Acesse template disponível aqui.

A Acta Scientiae está empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação e, para tal, instituiu um Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação, baseado no do Committee on Publication Ethics (COPE).

A Acta Scientiae está empenhada em incentivar os mais elevados padrões de transparência, robustez e replicabilidade da pesquisa e, para tal, instituiu Políticas de Compartilhamento de Dados

Atualizado em 20 de junho de 2019. 

 


Imagem para capa da revista

v. 21 (2019): SPECIAL ISSUE ON THE HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION

Sumário

Editorial

Editorial
Iran Abreu Mendes, Wagner Rodrigues Valente
1-2

Artigos

Rosilda dos Santos Morais
3-12
Maria Célia Leme da Silva
13-26
Denise Medina França, Edilene Simões Costa dos Santos
27-42
Iran Abreu Mendes
43-61
Cleber Schaefer Barbaresco, David Antonio da Costa
62-77
Eliene Barbosa Lima
78-91
Ana Maria Basei, Wagner Rodrigues Valente
92-108
Neuza Bertoni Pinto, Barbara Winiarski Diesel Novaes
109-122
Filipe Santos Fernandes, Paulo Henrique de Souza Araújo, Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza
123-136
Andreia Fernandes de Souza, Luciane de Fatima Bertini, Alan Marcos Silva de Rezende
137-148
Luiz Carlos Pais
149-162