Argumentação e prova no estuda das secções cônica parábola através da Resolução de Problemas

Mário Barbosa da Silva, Norma Suely Gomes Allevato

Resumo


Contexto: Documentos curriculares e as pesquisas em Educação Matemática valorizam o envolvimento dos alunos em atividades de resolução de problemas, articuladas à argumentação, prova e demonstração matemática. Objetivo: Analisar as contribuições da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, na construção do conhecimento matemático sobre o conceito de parábola e na dedução de sua equação. Design:  Trata-se de uma pesquisa de natureza empírica, com abordagem qualitativa. Ambiente e participantes: A investigação foi realizada em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio Profissionalizante, com alunos entre 17 e 19 anos. Coleta e análise de dados: Os dados foram obtidos por observação participante e análise documental, registrados em gravações, filmagens e diário de campo, e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Resultados: Os resultados indicam que a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas favoreceu a construção e a compreensão do conceito de parábola, e da relação para gerar a cônica e a dedução de sua equação, empregando elementos dos raciocínios indutivo e dedutivo de forma consistente e coerente. O uso do GeoGebra potencializou a aprendizagem de forma reflexiva e crítica, mediante a coordenação de diferentes registros de representação e auxiliando na resolução do problema. Conclusões: A metodologia mostrou-se eficaz para promover a compreensão conceitual e a demonstração matemática. O processo avaliativo se constituiu em toda atividade, permitindo orientar os alunos no decurso da resolução do problema, promovendo aprendizagem matemática.

Palavras-chave


: Resolução de Problemas; Argumentação e Prova; Parábola; Ensino Médio Profissionalizante; GeoGebra.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8306

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Mário Barbosa da Silva, Norma Suely Gomes Allevato

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2025, devido ao grande número de artigos na fila de submissão, está suspenso o aceite de submissões. Rebriremos em fevereiro de 2026.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.