Acta Scientiae

A revista Acta Scientiae, editada desde 1999, é uma publicação bimestral da Universidade Luterana do Brasil sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, com conceito A1, segundo avaliação 2019 da Capes. Tem por Missão divulgar trabalhos de pesquisa científica e de revisão e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática.

O foco da Acta Scientiae é artigos de pesquisa científica, devidamente embasados nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e Matemática consagrados na literatura científica, com 'estados da arte', metodologia e pergunta de pesquisa explícitas e que resultem em contribuição internacionalmente relevante, em comparação com estudos anteriores, para o conhecimento científico da área de Ensino de Ciências e Matemática. Porém, também serão considerados resenhas críticas de livros, teses e dissertações. A Acta não proíbe o uso de chatbots orientados por IA (e.g. o chatGPT) ou outros recursos tecnológicos na produção dos textos, mas espera que os autores tenham a contribuição principal. No entanto, esses recursos não podem ser listados como autores.

A Acta adota as normas da APA (American Psychological Association). Veja as Normas e recomendações para a submissão de artigos na página Submissões On-line

A Acta aceita artigos em português, espanhol e inglês, mas todos os artigos que forem submetidos em outra língua, caso aceitos, terão de ter uma versão dele para inglês, necessariamente feita pela equipe externa de tradutores já credenciada pela Acta, com os autores arcando com os custos desse trabalho, para ser publicada conjuntamente.

O fluxo de publicação online dos artigos é contínuo. A Acta não cobra taxas de processamento de artigos (APC) nem taxas de submissão, mas é cobrada uma taxa de R$100,00 para registro do DOI junto à CrossRef.

A Acta Scientiae segue um Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação, baseado no do Committee on Publication Ethics (COPE) e Políticas de Compartilhamento de Dados

 

Atualizado em 25 de novembro de 2022. 

 


Revista de Ensino de Ciências e Matemática

v. 25, n. 1 (2023): JAN-FEB

Sumário

Artigos

Francisco Rodríguez-Alveal, Maitere Aguerrea, Danilo Diaz-Levicoy
1-27
Danila Brígida Santana Imafuku, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Angélica da Fontoura Garcia Silva
28-54
Francisco Wagner Soares Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira
55-85
Camilo Andrés Rodríguez-Nieto, Yeimer Carlos Escobar-Ramírez, Vicenç Font Moll, Armando Aroca Araújo
86-121
Everton Fernando Alves, Débora Liemi Tanji, Carolina Zabini
122-159
Ivan Andrés Padilla Escorcia, Jenny Patricia Acevedo Rincón, Miguel Angel Montes
160-195
Priscila Bernardo Martins, Edda Curi
196-222
Patricia Vásquez, Jaime Mena Lorca, Elisabeth Ramos Rodriguez
223-247
Sidney Silva Santos, Geovane Carlos Barbosa, Douglas da Silva Tinti, Celi Espasandin Lopes
248-275