Acta Scientiae

A revista Acta Scientiae, editada desde 1999, é uma publicação bimestral da Universidade Luterana do Brasil sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, com conceito A1, segundo avaliação 2019 da Capes. Tem por Missão divulgar de pesquisa científica e de revisão e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática.

O foco da Acta Scientiae é artigos de pesquisa científica, devidamente embasados nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e Matemática consagrados na literatura científica, com 'estados da arte', metodologia e pergunta de pesquisa explícitas (tanto para trabalhos de pesquisa empírica quanto para teórica) e que resultem em contribuição relevante, em comparação com estudos anteriores, para o conhecimento científico da área de Ensino de Ciências e Matemática ('ensaios', 'projetos, 'propostas', 'revisões de literatura' e 'relatos de experiência' não são aceitos). Porém, também serão considerados resenhas críticas de livros, teses e dissertações.

A partir de setembro de 2019, o fluxo de publicação onine dos artigos passou a ser contínuo, reduzindo o tempo para que os resultados de suas pesquisas científicas sejam divulgados à comunidade de pesquisa.

A Acta não cobra taxas de processamento de artigos (APC) nem taxas de submissão.

A Acta publica textos em português, espanhol e inglês. A partir de 2019, a Acta passou a ser publicada em inglês e, com isso, todos os artigos que forem submetidos em outra língua, caso aceitos, deverão enviar uma versão em inglês para ser publicada conjuntamente. Além disso, a Acta passou a dar prioridade de publicação aos trabalhos resultantes de pesquisas em parceria internacional.

A Acta adota as normas da APA (American Psychological Association). Veja as Normas e recomendações para a submissão de artigos na página Submissões On-line. Acesse template disponível aqui.

A Acta Scientiae está empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação e, para tal, instituiu um Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação, baseado no do Committee on Publication Ethics (COPE).

A Acta Scientiae está empenhada em incentivar os mais elevados padrões de transparência, robustez e replicabilidade da pesquisa e, para tal, instituiu Políticas de Compartilhamento de Dados

Conceito A1 na Capes (2019)

Índice h5 do Google Scholar: 6

eISSN: 2178-7727

Atualizado em 30 de agosto de 2019. 

 


Imagem para capa da revista

v. 21, n. 4 (2019): JUL-AUG

Sumário

Editorial

Editorial
Renato P. dos Santos
1

Artigos

Dionei Cardozo, Janaína Poffo Possamai
2-19
Bruna Sarpa Miceli, Marcelo Borges Rocha
20-33
Daniel Morin Ocampo, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
34-48
Josiel de Oliveira Batista, Luciane Ferreira Mocrosky, Fabiane Mondini
49-62
María Burgos, Juan D. Godino, Mauro Rivas
63-81
Josiani Fátima Weimer Baierle Oldoni, Caroline Fortuna, Rosana Franzen Leite
82-96
Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Camila Greff Passos, Tania Denise Miskinis Salgado
97-114
Crislaine de Anunciação Roveda, Cristina Cavalli Bertolucci, João Alberto da Silva
115-132
Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano
133-148
Thaynan Escarião Nóbrega, Dayanne Melquíades Pereira, Maria Katia Cordeiro da Silva, Lorena de Sousa Silva, Marco Antonio Dias da Silva, Andresa Costa Pereira
149-159
Luciano Pontes da Silva, Laerte Silva da Fonseca
160-173
Maisa Helena Altarugio, Samuel de Souza Neto
174-191