Um olhar para as atividades com o uso do software de geometria dinâmica nos livros didáticos: como elas se caracterizam?

Ayla Moulaz Carvalho, Rúbia Barcelos Amaral

Resumo


O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020 foi o primeiro a prever o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, que inclui orientações específicas sobre o uso de Tecnologias Digitais, entre elas o software de geometria dinâmica (SGD). Nesse contexto, a pesquisa que apresentamos buscou caracterizar e compreender o papel do SGD nas atividades propostas nos livros didáticos (LD) dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprovados no PNLD 2020. Por meio de análise documental em quatro coleções e de um procedimento metodológico que considerou a construção e visualização associadas à experimentação-com-tecnologias e à investigação matemática, foram identificadas 36 atividades com o uso do SGD. Essas atividades foram classificadas em quatro categorias: corroboração da compreensão de conjecturas (16), descoberta matemática (13), domesticação da tecnologia (5) e simples constatação (2). No âmbito da discussão sobre a investigação matemática, observou-se que apenas uma atividade possuía tal abordagem, pois havia um convite aos estudantes para justificarem as conjecturas levantadas. Os resultados mostram que, em três das quatro coleções estudadas, o SGD auxilia na compreensão de conjecturas, enquanto, em uma, ele desempenha um papel mais voltado para a descoberta matemática. Tendo ciência desses papéis nos LD, os professores podem realizar uma adaptação ou uma (re)estruturação das atividades, quando julgarem necessário, potencializando ganhos pedagógicos em suas aulas. Além disso, reforça-se a importância de que autores/editores de LD desenvolvam propostas que utilizem o SGD de forma a criar um ambiente mais propício à aprendizagem matemática.

Palavras-chave


Tecnologias Digitais; PNLD; Anos Finais do Ensino Fundamental; Educação Matemática

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8249

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Ayla Moulaz Carvalho, Rúbia Barcelos Amaral

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2025, devido ao grande número de artigos na fila de submissão, está suspenso o aceite de submissões. Rebriremos em fevereiro de 2026.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.