Um olhar para as atividades com o uso do software de geometria dinâmica nos livros didáticos: como elas se caracterizam?
Resumo
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020 foi o primeiro a prever o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, que inclui orientações específicas sobre o uso de Tecnologias Digitais, entre elas o software de geometria dinâmica (SGD). Nesse contexto, a pesquisa que apresentamos buscou caracterizar e compreender o papel do SGD nas atividades propostas nos livros didáticos (LD) dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprovados no PNLD 2020. Por meio de análise documental em quatro coleções e de um procedimento metodológico que considerou a construção e visualização associadas à experimentação-com-tecnologias e à investigação matemática, foram identificadas 36 atividades com o uso do SGD. Essas atividades foram classificadas em quatro categorias: corroboração da compreensão de conjecturas (16), descoberta matemática (13), domesticação da tecnologia (5) e simples constatação (2). No âmbito da discussão sobre a investigação matemática, observou-se que apenas uma atividade possuía tal abordagem, pois havia um convite aos estudantes para justificarem as conjecturas levantadas. Os resultados mostram que, em três das quatro coleções estudadas, o SGD auxilia na compreensão de conjecturas, enquanto, em uma, ele desempenha um papel mais voltado para a descoberta matemática. Tendo ciência desses papéis nos LD, os professores podem realizar uma adaptação ou uma (re)estruturação das atividades, quando julgarem necessário, potencializando ganhos pedagógicos em suas aulas. Além disso, reforça-se a importância de que autores/editores de LD desenvolvam propostas que utilizem o SGD de forma a criar um ambiente mais propício à aprendizagem matemática.
Palavras-chave
Tecnologias Digitais; PNLD; Anos Finais do Ensino Fundamental; Educação Matemática
DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8249
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