Conexões Matemáticas no Ensino Médio: lacunas e perspectivas reveladas em uma revisão sistemática (2015-2024)
Resumo
Contexto: Diversos autores apontam que o ensino da Matemática recorre ao uso exaustivo de fórmulas, renunciando aos processos investigativo e criativo, valiosos para sua compreensão. Essa problemática evidencia lacunas na literatura e aponta para a relevância da produção consciente, pelos estudantes, das conexões matemáticas entre os conteúdos. Objetivo: Pretendemos reunir e sintetizar as pesquisas, no âmbito das conexões matemáticas, que colaboram com o ensino e a aprendizagem da matemática para o Ensino Médio. Design: Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo de natureza bibliográfica. Ambiente e participantes: 21 artigos publicados em periódicos indexados na base Scopus, de 2015 a 2024. Coleta e análise de dados: A seleção dos artigos recorreu aos descritores mathematical connections e mathematical connectionno título, resumo e palavras-chave, além de high school e mathematics education no decorrer do texto. Realizamos a leitura dos resumos e das partes em que esses descritores foram empregados, e selecionamos exclusivamente pesquisas que apresentaram contribuições para o Ensino Médio. Para a análise, identificamos e categorizamos os principais tópicos abordados no tema. Resultados: Verificamos que há um número reduzido de pesquisas sobre a produção de conexões matemáticas para o Ensino Médio, sendo essas majoritariamente centradas nas conexões de estudantes, no tange aos temas: funções, equações, geometria e cálculo. Conclusões: Os estudos sobre as conexões matemáticas são recentes, o que justifica as poucas pesquisas no Ensino Médio. Explorar os variados conteúdos deste segmento sob a perspectiva das conexões matemáticas favorece uma compreensão mais densa e duradoura, desenvolve a criatividade e estimula o pensamento matemático.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8307
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Direitos autorais 2025 Daniella Assemany, Matheus Petito

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Conceito A2 na Capes(2021)
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