Conexões Matemáticas no Ensino Médio: lacunas e perspectivas reveladas em uma revisão sistemática (2015-2024)

Daniella Assemany, Matheus Petito

Resumo


Contexto: Diversos autores apontam que o ensino da Matemática recorre ao uso exaustivo de fórmulas, renunciando aos processos investigativo e criativo, valiosos para sua compreensão. Essa problemática evidencia lacunas na literatura e aponta para a relevância da produção consciente, pelos estudantes, das conexões matemáticas entre os conteúdos. Objetivo: Pretendemos reunir e sintetizar as pesquisas, no âmbito das conexões matemáticas, que colaboram com o ensino e a aprendizagem da matemática para o Ensino Médio. Design: Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo de natureza bibliográfica. Ambiente e participantes: 21 artigos publicados em periódicos indexados na base Scopus, de 2015 a 2024. Coleta e análise de dados: A seleção dos artigos recorreu aos descritores mathematical connections e mathematical connectionno título, resumo e palavras-chave, além de high school e mathematics education no decorrer do texto. Realizamos a leitura dos resumos e das partes em que esses descritores foram empregados, e selecionamos exclusivamente pesquisas que apresentaram contribuições para o Ensino Médio. Para a análise, identificamos e categorizamos os principais tópicos abordados no tema. Resultados: Verificamos que há um número reduzido de pesquisas sobre a produção de conexões matemáticas para o Ensino Médio, sendo essas majoritariamente centradas nas conexões de estudantes, no tange aos temas: funções, equações, geometria e cálculo. Conclusões: Os estudos sobre as conexões matemáticas são recentes, o que justifica as poucas pesquisas no Ensino Médio. Explorar os variados conteúdos deste segmento sob a perspectiva das conexões matemáticas favorece uma compreensão mais densa e duradoura, desenvolve a criatividade e estimula o pensamento matemático.


Palavras-chave


conexões matemáticas; ensino de Matemática; Ensino Médio; Educação Matemática.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8307

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Daniella Assemany, Matheus Petito

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2025, devido ao grande número de artigos na fila de submissão, está suspenso o aceite de submissões. Rebriremos em fevereiro de 2026.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.