O USO DO TEMPO LIVRE POR CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DE RONDÔNIA

Leonardo Teixeira Moreira, Nair Rost de Lima

Resumo


O tempo livre é aquele momento em que o indivíduo disponibiliza tempo para si mesmo, tendo este autonomia para escolher entre o descanso e o entretenimento, é uma situação em que não há obrigação de realizar uma determinada tarefa. A criança que ocupa o seu tempo livre com brincadeiras e jogos assume um papel muito importante para o seu desenvolvimento motor e seu futuro. A brincadeira surge como forma das quais as crianças se utilizam para lidar com o mundo da fantasia, aprendem a coordenar seus movimentos, a lidar com seus anseios e estimulam a imaginação. No entanto, atualmente, podemos dizer que as crianças têm seu tempo ocupado com atividades extracurriculares que na maioria das vezes, são programadas por seus pais, causando às crianças dificuldades de raciocínio, resolução de problemas e planejamento. O objetivo deste estudo é verificar que tipos de atividades recreativas os estudantes de uma escola municipal praticam fora do ambiente escolar. Foram incluídos neste estudo alunos matriculados no 2º ano no Ensino Fundamental - Séries Iniciais, que atendam os critérios de inclusão e exclusão. Para avaliar o estilo de vida dos estudantes foi utilizada uma atividade artística, simples e objetiva. Os dados foram analisados em forma de estatística descritiva simples, através de gráficos e tabelas. Em suma, é de grande importância do tempo livre para as crianças, da atividade física, dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da personalidade, da criatividade, no aprendizado e na socialização com os colegas. 


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