O TESTE DE SENTAR E ALCANÇAR COMO AVALIAÇÃO DE FLEXIBILIDADE EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO CENTRAL DE RONDÔNIA

Isabel Bloemer Camilo

Resumo


A flexibilidade é uma capacidade física assim como a força, a velocidade, a agilidade, de fundamental importância para o desempenho em qualquer esporte, e também para a vida de qualquer pessoa. A flexibilidade é definida como “Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesões.” O objetivo do estudo foi identificar e comparar a flexibilidade em escolares da rede pública de um município da região central de Rondônia e comparar o resultado do teste de flexibilidade com critérios recomendados para a idade. Neste estudo em que foi avaliado a flexibilidade relacionada à saúde em crianças e adolescentes pode-se concluir que os resultados foram insatisfatórios e que esses escolares estão abaixo do que é considerado ideal para a idade. Apesar do pequeno grupo avaliado e a flexibilidade ser uma condição individual, também é notório a diferença de uma escola para outra, sendo que a que os alunos praticam mais exercícios físicos objetivados o resultado foi superior do que a que os alunos praticam menos exercícios, isso devido ao fato de quanto mais ativo o indivíduo for, melhor aptidão física ele terá.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ACTA Brasileira do Movimento Humano