COMPARAÇÃO DO EFEITO ENTRE DIFERENTES NÚMEROS DE REPETIÇÕES NO ALONGAMENTO DE ÍSQUIOTIBIAIS EM ESCOLARES

Alisson Guimbala dos Santos Araujo, Allessa Mariá Maiochi

Resumo


A flexibilidade torna as atividades diárias mais fáceis, gerando menor gasto energético ao organismo. Estudos comprovam eficácia de um tempo diário de alongamento de 30m, porém, não existe consenso sobre número de repetições ideal. O objetivo foi verificar qual número de repetições é eficaz no alongamento dos ísquiotibiais em escolares. A amostra compreendeu 33 crianças, com idade média de 9,36 anos ± 0,84, ambos sexos da Creche Conde Modesto Leal (Joinville-SC), foram divididos em três grupos, avaliadas quanto à lateralidade de membros inferiores, flexibilidade de ângulo poplíteo e flexibilidade de cadeia posterior. Após avaliação foram submetidas a 10 intervenções onde aplicou-se alongamento de ísquiotibiais, sendo cada grupo submetido a números de repetições diferentes (G1 uma, G2 cinco e G3 dez repetições de 30s). Ao final das intervenções realizou-se reavaliação determinando qual número de repetições foi ideal. Os resultados demonstraram diferença significativa, teste t Student (p=0,01), nos três grupos avaliados para o ângulo poplíteo e cadeia posterior comparando intragrupo somente G1 não apresentou diferença para cadeia posterior. Na análise entre grupos evidenciou-se diferença significativa, teste ANOVA (p=0,05), somente não havendo diferença entre G1xG3. Concluiu-se que os resultados apresentaram diferença, quanto ao número ideal de repetições 5 são eficazes para ganho em relação a flexibilidade. 


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