A RELAÇÃO ENTRE AFETO E APRENDIZAGEM: A PARTIR DO SENTIR E DO PENSAR

João Enzio Gomes

Resumo


Esse trabalho é fruto de uma pesquisa realizada para a conclusão do curso de graduação em História na UFRN, com o título Afetividade e Educação: Por um Prazer em Aprender História, na qual procuramos compreender os processos educativos através do gerenciamento das nossas habilidades/emoções através da interação entre afeto/emoção/conhecimento e como ocorrem esses processos no interior do cérebro. Pois, quando se cria um clima prazeroso em sala de aula favorece-se à aprendizagem, bem como os processos ligados à memorização dos conhecimentos. Desse modo, entendemos como a afetividade pode interferir na qualidade do registro dos fatos na memória. Nesse aspecto, a educação integral do ser humano concebida por Pestalozzi e as idéias norteadoras apresentadas no Relatório Delors, como formas relevantes para o processo de ensino/aprendizagem, podem tornar a aprendizagem prazerosa, significativa, corporalizada.

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