A DANÇA EDUCACIONAL COMO UM VALIOSO MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO PERCEPTIVO-MOTOR DE ADOLESCENTES COM SINDROME DE DOWN.

Eliana Zellmer Poerschke Farencena, Iris Lima e Silva, Heron Beresford

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um programa da dança educacional, com foco na ludoergomotricidade, voltado para reduzir a dificuldade que 18 adolescentes com síndrome de Down apresentam em realizar atividades de natureza perceptivo-motora,isto foi feito durante 36 sessões com 60 minutos cada. Para avaliar o efeito causado pela intervenção os adolescentes foram avaliados no momento inicial, durante e após a intervenção, pelo Teste de Coordenação Motora baseado nos critérios propostos para o diagnóstico de DAMP (Déficits de Atenção, controle Motor e Percepção). A evolução dos adolescentes no DAMP foi feita a partir da Análise de Variância, que permitiu identificar a relação de causa e efeito entre as variáveis, pois obteve-se um F= 31.8273, o que pode ser considerado significante, pois, o P valor ficou em 0.01. Assim pode-se concluir que os adolescentes com SD evoluíram quanto ao domínio de seus corpos, desenvolvendo e aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços e novas formas de superação de suas limitações.


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