AVALIAÇÃO DO ESTADO DE ATENÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE DO SALVADOR

Tatiana Maíta Alves Conceição, Thais Miranda Curvelo Soares

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar o estado de atenção de estudantes universitários quando submetidos a tarefas de repostas rápidas. O universo deste estudo foi composto por 85 universitários de ambos os sexos com idade compreendida entre 19 e 26 anos, sendo estes 20 alunos do primeiro semestre matutino, 23 do primeiro semestre noturno, 20 alunos do quarto semestre matutino e 22 alunos do quarto semestre noturno, Todos os alunos freqüentavam de forma regular o Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Jorge Amado em Salvador – Ba no semestre letivo de 2009.1. Para a consecução do objetivo deste estudo optou-se por utilizar, como recursos técnicos metodológicos para instrumentalizar à referida avaliação o Teste de Raciocínio Abstrato, Teste de Aptidão Verbal, Teste de Atenção Concentrada, Teste de Processamento Mental, que foram aplicados nas salas em que comumente estes estudantes assistiam às aulas, mantendo as mesmas condições de luminosidade, ruídos e disposição de mobiliário. A escolha destes testes, especificamente, está relacionada a capacidades destes em avaliar o estado de atenção, usando como subsidio estímulos visuais, auditivos, coordenação visuo motora e óculo manual, itens indispensáveis ao adequado estado de atenção que precede e é necessário aos mecanismos neurais de aprendizagem. comparações não foram encontradas nenhuma evidência estatística de que os grupos difiram, em nenhum dos três testes, considerando-se também a comparação entre os alunos de semestres distintos, mas que estudam no mesmo período do dia. Os resultados mostram não haver diferenças estatísticas que difiram os grupos, vale ressaltar que o desempenho de todos os grupos foi em torno da média, portanto, não se pode inferir que o estado de atenção avaliado nestes estudantes não possa ter uma relação com seu desempenho acadêmico.

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