ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE JUDÔ PARA INICIANTES: DEMONSTRAÇÃO, DICAS VERBAIS E FEEDBACK

Mariele Santayana de Souza, Barbara Coiro Spessato, Nadia Cristina Valentini

Resumo


O ensino do judô muitas vezes carece de professores com formação específica na área de educação física (EF) e os professores de EF que ministram as aulas muitas vezes não tem uma extensa vivência na modalidade. A literatura em Aprendizagem Motora (AM) destaca a demonstração, a instrução verbal e o feedback como estratégias que otimizam o processo ensino-aprendizado e o momento que o aluno mais se beneficia dessas estratégias. Professores com e sem formação em EF podem se basear nos conhecimentos da AM para otimizar a aprendizagem de seus alunos. O objetivo deste estudo é discutir a importância dessas estratégias de ensino para o processo de aprendizagem baseado na literatura de AM e aliar esses conhecimentos ao ensino do judô.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ACTA Brasileira do Movimento Humano