TRANSTORNOALIMENTAR E OBESIDADE

LUIZ EDUARDO DE CARVALHO MARQUES, WAGNER APARECIDO GUIMARÃES, POLIANA PIOVEZANA DOS SANTOS

Resumo


O transtorno alimentar refere-se a um problema de saúde, diretamente ligado à alimentação, ou seja, a má alimentação acarretará em um transtorno alimentar, podendo ele ser variado, como: a bulimia, a anorexia ou a compulsão alimentar. As causas desses transtornos não são bem conhecidas, mas estão ligadas a atitudes sociais em relação à aparência do corpo, influências de amigos e familiares, genética, fatores neuroquímicos e de constante desenvolvimento que são considerados possíveis contribuintes. Objetivo deste estudo é avaliar diferenças no comportamento alimentar em função do estado nutricional, do sexo e da idade;mostrar os riscos a saúde ocasionados pelaobesidade.Participaram do estudo 23 alunos (15 ± 1) e 25 alunas (15 ± 1), devidamente matriculados em uma Escola Particular de Ensino Médio na cidade de Ji-Paraná-RO.Para o cálculo do IMC foi utilizado equipamentos como o estadiômetro e fita métrica, para complementarfoi usado o componente Nutrição do Pentáculo do bem estar7.Os resultados desta pesquisa se mantiveram com uma porcentagem, onde pode-se observar que 67% dos alunos estudados estão no seu peso ideal,sendo apenas 29% da amostra distoando destes valores.Tendo apenas 4% em obesidade.Concluímos que os alunos apresentaram uma media satisfatória em relação ao peso ideal,contudo obtivemos umas porcentagem de alunos com sobre peso,acima do peso,muito acima do peso obesidade grau1;desta forma entende-se que,para uma vida saudável as pessoas de forma geral,tem uma necessidade de mudança de hábitos alimentares e também a pratica de exercícios físicos.

Texto completo:

PDF

Referências


Fernandes, M. H. (2006) Transtornos alimentares: Anorexia e bulimia. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Guedes D.P; Guedes, Jerp. Controle do peso corporal: composição corporal, atividade física e nutrição. Rio de Janeiro: Shape; 2003.

Nunes, Maria Angelica. Transtornos alimentares e obesidade. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Moraes, Rivani Schmidt; Bianchi , José Carlos. Fatores que levam os alunos da rede pública à obesidade;(2012).

Álvaro M. Dias; César Ornelas, Henrique T. Akiba. As causas e as causas e as causas das causas da obesidade (2007).

Montenegro, Léo de Paiva. Obesidade: causas, prevenções e tratamento. Efdeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, nº 202, Ano 19, p. 01-04, Março. 2015.

Nahas, Markus V., Barros Mauro V. G. de, Francalacci, Vanessa, O Pentáculo do Bem Estar; Base Conceitual para Avaliação do Estilo de Vida de Indivíduos ou Grupos. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde; 5 (2); Abril/Junho 2000.

Garner D.M; Garfinkel P,E. The eating attitudes test: an index ofthe symptoms of anorexia nervosa. PsycholMed1979;9:273-9.

Santos, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line;07.10.2015.

Reis, Cleiton Pereira. Obesidade e atividade Física.Efdeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, nº 130, Ano 13, p. 01-05, Março. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 LUIZ EDUARDO DE CARVALHO MARQUES, WAGNER APARECIDO GUIMARÃES, POLIANA PIOVEZANA DOS SANTOS