O DESENVOLVIMENTO MOTOR DO ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Rhamayana Maria da Conceição, João Batista dos Reis Viana

Resumo


O presente estudo teve como objetivo verificar a importância da prática da Educação Física para os alunos com deficiência auditiva e apontar os benefícios que ela traz para os mesmos. Para isso realizou-se uma revisão bibliográfica que tratou sobre o tema proposto, utilizando para a realização da mesma o Google, o Google Acadêmico e a Biblioteca do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná – RO (CEULJI/ULBRA), dentre outros como a plataforma Scielo. A delimitação da pesquisa foram os materiais produzidos a partir do ano de 2008 até os dias atuais.
As buscas foram realizadas durante o primeiro semestre de 2017, compreendendo entre os meses de fevereiro a março. Partindo do princípio de que o desenvolvimento motor é a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, realizado pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente10, o presente estudo se faz importante para compreender de que forma a educação física pode contribuir com o desenvolvimento motor do aluno surdo já que este tem a sua biologia diferenciada em função de sua deficiência. Desse modo, a escolha do tema para essa pesquisa se deve a importância atual que as deficiências representam junto à sociedade e a necessidade de se conseguir meios práticos que amenizem os problemas por que passam as pessoas com deficiências. Assim sendo, por meio deste estudo foi possível observar que as aulas de educação física são de grande importância para o aluno surdo, pois consiste em um momento de maior interação entre ele e seus colegas, pois nas atividades em grupo, por exemplo, ambos terão que cooperar para desenvolvê-la e isso pode ser benéfico para as relações interpessoais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Rhamayana Maria da Conceição, João Batista dos Reis Viana