SÍNDROME DE IRLEN E DESENVOLVIMENTO MOTOR – UM ESTUDO DE CASO

Fabiola de Lima Teixeira, João Batista dos Reis Viana

Resumo


A síndrome de irlen é uma síndrome rara que provoca alterações na visão e na percepção neurológica, dificultando atividades do cotidiano principalmente nas que exigem a coordenação motora e muita leitura. O presente estudo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento motor de uma criança com síndrome de irlen, através de uma bateria de testes de coordenação motora. A amostra foi constituída por uma criança que possui a referida síndrome, com idade de 11 anos, escolhido de forma intencional. Para coleta de dados foi utilizada a bateria de testes KTK, que envolve os aspectos do equilíbrio, ritmo, força, lateralidade, velocidade e agilidade17. Pode-se concluir que a síndrome de irlen não influenciou no desenvolvimento motor da criança, no que se refere ao aspecto da coordenação motora, já que o mesmo não apresentou limitações relevantes na sua coordenação motora.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Fabiola de Lima Teixeira, João Batista dos Reis Viana