Burnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintes

Monalisa de Cássia Fogaça, Eliana Isabel de Moraes Hamasaki, Cibele Aparecida Pejan Barbieri, Jonas Borsetti, Rosana Zimbardi Martins, Izabela Galindo Silva, Leidiana Peixoto Ribeiro

Resumo


Durante a formação, estudantes são constantemente expostos a estressores que, se
persistentes, podem ocasionar a Síndrome de Burnout (SB). Considerando a importância dessa
demanda, este estudo teve como objetivo identificar diferenças nas dimensões da SB em relação
ao ano e turno em estudantes de Psicologia. Para tanto, foi conduzido um estudo transversal com
282 alunos, do 1º ao 5º ano, do curso de Psicologia de uma universidade particular paulistana,
matriculados nos períodos diurno e noturno. Aplicou-se o Maslach Burnout Inventory – Student
Survey [MBI-SS] e os dados foram avaliados por meio do Teste de Mann-Whitney. Os resultados
não indicaram diferenças estatísticas quanto aos períodos (diurno ou noturno). Levando em
consideração o ano do curso, entretanto, verificou-se que alunos do 5º ano – diferentemente dos
alunos do 1º ao 4º anos – apresentaram diferenças estatísticas significantes (p ≤ 0,02), relacionadas
à: exaustão emocional; descrença e ineficácia profissional. Discute-se, assim, a importância de
intervenções voltadas ao estudante de psicologia, ao longo de sua formação, no que diz respeito à sua saúde mental.


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ISSN: 1981-1330