Gênero e escolaridade: estudo através do miniexame do estado mental (MEEM) em idosos

Irani I. de Lima Argimon, Regina Maria Fernandes Lopes, Lauren Bulcão Terroso, Marianne Farina, Guilherme Wendt, Cristiane Silva Esteves

Resumo


O envelhecimento populacional é uma preocupação mundial e exige medidas de prevenção de saúde a serem adotadas com a maior brevidade possível. Esse processo é, muitas vezes, acompanhado pelo declínio das habilidades cognitivas, como a memória e as funções executivas. O objetivo do presente estudo é analisar se existem diferenças no desempenho cognitivo de idosos,  avaliado através do Miniexame do Estado Mental (MEEM), em relação ao sexo e escolaridade. O delineamento é quantitativo transversal com 488 idosos de ambos os sexos. Os resultados sugerem que idosos do sexo masculino apresentaram escores maiores no MEEM. Além disso, aqueles participantes com mais anos de escolaridade evidenciaram uma pontuação mais elevada no MEEM. Ressalta-se a importância de estudos acerca das variáveis que interferem no desempenho cognitivo em idosos, bem como o diagnóstico precoce desta problemática a fim de proporcionar a esta população estratégias de tratamento eficazes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330