Desempenho cognitivo de crianças e jovens com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Glaucia Gabriela Bagattini de Souza, Adriana Nobre de Paula Simão, Ricardo Franco de Lima, Sylvia Maria Ciasca

Resumo


O presente artigo teve como objetivo comparar os resultados do desempenho cognitivo de crianças e jovens diagnosticados com os diferentes subtipos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III). Foram analisados dados dos registros de 24 prontuários de crianças e jovens entre 06 e 14 anos, ambos os gêneros, cursando ensino fundamental, que foram diagnosticados com TDAH subtipos desatento e combinado. Os resultados apontaram que o desempenho obtido pelo grupo subtipo combinado foi melhor em relação ao grupo subtipo predominantemente desatento em todos os QIs e índices fatoriais avaliados, embora com diferença significativa apenas em relação ao QI Verbal, QI Total, Índice de Compreensão Verbal e Índice de Resistência a Distração. Tais resultados sugerem que crianças/jovens com TDAH subtipo combinado apresentam melhores resultados no WISC III em relação ao subtipo desatento.

 


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ISSN: 1981-1330