O brincar no processo de elaboração da separação materna na Educação Infantil

Isadora Machado, Lisiane Machado de Oliveira Menegotto

Resumo


O artigo propõe uma discussão acerca do brincar no processo de elaboração da separação materna a partir da entrada da criança na Educação Infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de 20 observações, inspiradas no Método Bick de Observação, em frequência semanal, com duração de uma hora cada. As observações ocorreram na sala de aula de uma turma de Educação Infantil, da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados indicaram que o brincar revelou-se um importante recurso, à medida em que pôde auxiliar as crianças na elaboração de angústias, oriundas da experiência de separação a qual elas vivenciaram ao entrar no espaço escolar, e que foram reproduzidas ao longo do processo de adaptação. Nesse sentido, a compreensão do educador a respeito das questões que envolvem o brincar é essencial, na medida em que possibilita um maior entendimento a respeito do processo de elaboração de cada criança.
Palavras-chave: Brincar; Psicanálise; Método de Observação.


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ISSN: 1981-1330