Níveis de Estresse e Apoio Social em Servidores Públicos de Serviços Socioassistenciais de Alta Complexidade

Walkiria Stangl Nunes

Resumo


Este estudo objetivou verificar níveis de estresse e percepção de apoio social em servidores públicos (SP) dos serviços de alta complexidade da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social de um município na região metropolitana de Porto Alegre-RS. É um estudo descritivo, quantitativo, transversal, realizado por meio de aplicação de um questionário estruturado para caracterização da amostra, do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Participaram da pesquisa 78 servidores públicos, dos quais 73,1% são do sexo feminino, 53,9% possuem nível superior (completo ou incompleto), e 62,8% são de cargo de cuidador. A fase mais frequente do ISSL foi a de resistência (56,4%), com sintomatologia psicológica prevalente (47,1%). O suporte social percebido, em média, é alto (51,3%), tendo associação negativa com as fases do estresse, bem como os níveis de estresse com o tempo no cargo. Conclui-se que é necessário um olhar preventivo à saúde do SP, podendo o estresse ser indicador patológico para saúde deste trabalhador, e o suporte social preditor da saúde na regulação do estresse.

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ISSN: 1981-1330