Educação emocional em processos de luto na creche

Carine Tabaczinski, Juliana Frighetto

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre o trabalho do psicólogo escolar em formação, destacando o desenvolvimento de uma avaliação de como se dá o processo psicoeducativo sobre o luto em uma creche. Por meio de encontros semanais durante um ano de estágio com grupos de 15 crianças de 4 a 6 anos, possibilitou-se a reflexão sobre o que é o luto, assim como suas diversas facetas e sentimentos decorrentes do mesmo. Esse projeto possibilitou refletir sobre a importância das crianças terem um ambiente acolhedor para as mesmas sentirem-se compreendidas e mais seguras em um momento de tanta insegurança. Observou-se que nesse período surgiram possibilidades de rompimento do tabu de falar sobre a morte o que faz supor que as avaliações e orientações realizadas contribuíram para qualificar as relações entre os alunos e comunidade escolar acerca de seus sentimentos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330