Prevalência do bullying entre alunos do Ensino Fundamental

Samara Pereira Oliboni, Valéria Lerch Lunardi, Guilherme Lerch Lunardi, Beatriz Oliveira Pereira, Wanderlei Abadio de Oliveira

Resumo


Esse estudo objetivou conhecer a prevalência e os tipos de bullying entre estudantes do Ensino Fundamental. Participaram da investigação 406 alunos regularmente matriculados entre o 5º e o 9º ano de sete escolas públicas da região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário autoaplicável cujos dados foram analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelaram que 268 (66%) dos alunos estivam envolvidos com o bullying, sendo 195 (48%) vítimas e 73 (18%) agressores. Os locais de maior ocorrência desse tipo de violência foram as salas de aula (57,9%) e os recreios (39,4%). Os tipos mais praticados foram apelidar e xingar (58,9%) e incomodar (39,7%), sendo que as meninas estiveram mais envolvidas com o bullying. Os resultados indicam uma propagação da violência no cotidiano escolar e a necessidade de intervenções intersetoriais direcionadas para o empoderamento das vítimas de bullying, segundo os pressupostos da promoção da saúde.


Palavras-chave


bullying; violência escolar

Referências


Aguiar, L. G., & Barrera, S. D. (2017). Manifestações de bullying em diferentes contextos escolares: um estudo exploratório. Psicologia: Ciência e Profissão, 37(3), 669-682.

António, R., & Moleiro, C. (2015). Social and parente support as moderators of the effects of homophobic bullying on psychological distress in youth. Psychol Schools, 52(8), 729-742.

Bandeira, C. M., & Hutz, C. S. (2012). Bullying: prevalência, implicações e diferenças de gêneros. Revista semestral da associação brasileira de psicologia escolar e educacional, 16(1), 35-44.

Borsa, J. C., Petrucci, G. W., & Koller, S. H. (2015). La participación de los padres en las investigaciones sobre el bullying escolar. Psicologia escolar e educacional, 19(1), 41-48.

Brasil. (2015). Lei 13.185 de 06 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Brasília: Presidência da República.

Fante, C. (2005). Fenômeno bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Versus.

Fleming, L. C., & JAcobsen, K. H. (2010). Bullying among middle-school students in low and middle income countries. Health Promot Int, 25(1), 73-84. doi:10.1093/heapro/dap046

Hair, J. F., Anderson, R. E., Tathan, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise dos dados multivariada. Porto Alegre: Bookman.

Lereya, S. T., Copeland, W. E., Costello, E. J., & Wolke, D. (2015). Adult mental health consequences of peer bullying and maltreatment in childhood: two cohorts in two countries. Lancet Psychiatry, 2(6), 524-531.

Lopes Neto, A. A. (2005). Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, 164-172.

Lourenço, L. M., Pereira, B., Paiva, D. P., & Gebara, C. (2009). A gestao educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas. Revista Interacções, 5(13), 208-228.

Marcolino, E. C. (2013). Bullying? revisáo sistem[atica acerca da vitimiza;áo, agressáo e a;óes preventivas. Revista Unimontes Cient[ifica, 15, 90-102.

Marcolino, E. C., Cavalcanti, A. L., Padilha, W. W., Miranda, F. A., & Clementino, F. S. (2018). Bullying: Prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotiniano escolar. Texto & Contexto - Enfermagem, 27(1), 1-10. doi:http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018005500016

Mattos, M. Z. (2015). Bullying as rela;óes de gënero presentes na escola. Movimento, 21(2), 3349-361.

Medeiros, E. D., Gouveia, V. V., Monteiro, R. P., Silva, P. G., Lopes, B. J., Medeiros, P. C., & Silva, E. S. (2015). Escala de comportamento bullying (ECB): Elaboração e evidências psicométricas. Psico-USF, 385-397. doi:https://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200302

Mello, F. C., Silva, J. L., Oliveira, W. A., Prado, R. R., Malta, D. C., & Silva, M. A. (2017). A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Ciência & Saúde Coletiva, 2939-2948. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017

Mendes, C. S. (2011). Prevenção da violência escolar: Avaliação de um programa de intervenção. Rev. Esc. Enferm., 45(3), 581-588.

Minguelli, B., Nunes, C., & Abílio, F. (2014). Bullying escolar: intervenções acções e sentimentos associados: Um estudo com alunos do 2º e 3º cilcios da região do Algarve. Saúde e Tecnologia, 12, 33-40.

Nova, I. S., Sena, C. L., & Oliveira, I. R. (2015). Ocorrência do bullying entre alunos de uma escola pública do município de Salvador. Rev. Ciênc. Méd. Biol., 14(3), 338-342.

Olweus, D. (1978). Agression in the schools: bullies and whipping boys. Washington: Hemisphere.

Olweus, D. (1993). Bullying at school> What we know and what can do. Oxford: Blackwell.

Olweus, D. (2013). Development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, 9(1), 751-780.

O'Reilly, M., Svirydzenka, N., Adams, S., & Dogra, N. (2018). Review of mental health promotion interventions in schools. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 53(7), 647-662.

Perron, T. P. (2013). Victimisation: Strategies to decrease bullying in schools. Br J Sch Nurs, 8(1), 25-29. Acesso em 18 de 11 de 2018, disponível em www.magonlinelibrary.com/doi/abs/10.12968/ bjsn.2013.8.1.25

Rigby, H., & Slee, P. T. (1991). Bullying among Australian school children: Reported behaviour and attitudes toward victims. The Journal of Social Psychology, 615-627.

Salmivalli, C., Poskiparta, E., Ahtola, A., & Haataja, A. (2013). The implementation and effectiveness of the Kiva Antibullying Program in Finland. European Psychologist., 18(2), 79-88.

Sampaio, J. M., Santos, G. V., Oliveira, W. A., Silva, J. L., Medeiros, M., & Silva, M. A. (2015). Prevalência de bullying e emoções de estudantes envolvidos. Texto & Contexto - Enfermagem, 24(2), 344-352.

Santos, J. A., Cabral-Xavier, A. F., Paiva, S. M., & Leite-Cavalcanti, A. (2015). Prevalência e tipos de bullying em escolares brasileiros de 13 a 17 anos. Revista de Salud Pública, 16(2), 173-183.

Silva, J. L., Mello, F. C., Oliveira, W. A., Prado, R. R., Silva, M. A., & Malta, D. C. (2018). Vitimização por bullying em estudantes brasileiros: Resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense). Texto Contexto Enfermagem, 01-10. doi:10.1590/0104-07072018000310017

Silva, J. L., Oliveira, W. A., Bazon, M. R., & Cecílio, S. (2013). Bullying na sala de aula: Percepção e intervenção de professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 65(1), 121-137.

Silva, J. L., Oliveira, W. A., Mello, F. C., Andrade, L. S., Bazon, M. R., & Silva, M. A. (2017). Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolar. Ciência & Saúde Coletiva, 22(7), 2329-2340. doi:https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.16242015

Smith, P. (2013). School bullying. Sociologia, Problemas e Práticas, 81-98.

Solberg, M., & Olweus, D. (2003). Estimation of school bullying with the Olweus Bully/Victim Questionnaire. Aggressive Behavior, 29(1), 239-268.

Souza, J. M., Silva, J. P., & Faro, A. (2015). Bullying e homofobia: Aproximações teóricas e empíricas. Psicol. Esc. Educ., 19(2), 289-298.

Stanley, I. H., Horowitz, L. M., Bridge, J. A., Wharff, E. A., Pao, M., & Teach, S. J. (2016). Bullying and suicide risk among pediatric emergency department patientes. Pediatr Emerg Care, 32(6), 347-351. Acesso em 11 de 12 de 2018, disponível em http://journals.lww.com/peconline/Abstract/2016/06000/Bullying_and_Suicide_ Risk_Among_Pediatric.1.aspx

Stelko-Pereira, A. C. (2012). Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: Planejamento, implantação e eficácia. 2012. 194f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Teixeira, V. A., Coladith, E. V., Jacomeli, R. L., Ulbricht, L., & Neves, E. B. (2013). Bullying nas escolas municipais de Curitiba - PR: Um problema de saúde pública. Revista Uniandrade, 14(1), 25-43.

Zequinão, M. A., Cardoso, A. A., Silva, J. L., Medeiros, P., Silva, M. A., Pereira, B., & Cardoso, F. L. (2017). Academic performance and bullying in socially vulnerable students. Journal of Human Growth and Development, 27(1), 19-27. doi:http://journals.lww.com/peconline/Abstract/2016/06000/Bullying_and_Suicide_ Risk_Among_Pediatric.1.aspx


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330