Intervenção antibullying proposta por enfermeiros: elaboração e validação pelo método Delphi

Andréa Cristina Mariano Yoshinaga, Beatriz Oliveira Pereira, Wanderlei Abadio de Oliveira, Isis Pires Gonçalves, Miyeko Hayashida, Marta Angélica Iossi Silva

Resumo


Este estudo objetivou descrever a validação de conteúdo de um programa de intervenção antibullying a ser desenvolvido por enfermeiros no contexto escolar. O Programa de Intervenção e Educação em Saúde Antibullying (PIESA) foi elaborado com base em evidências presentes na literatura nacional e internacional. O método Delphi foi empregado para a validação dos domínios e recomendações que compõem o programa. Participaram da validação 11 enfermeiros especialistas em violência escolar e bullying. Os resultados indicaram que na primeira rodada os especialistas apresentaram 100% de consenso para a maioria dos domínios e recomendações que compunham o programa interventivo. Mesmo o domínio referente à participação do enfermeiro no planejamento escolar que obteve concordância parcial ficou acima de 80% de consenso na primeira rodada e na segunda rodada apresentou 90,9% de consenso. Concluiu-se que o programa proposto atende às prerrogativas da atuação do enfermeiro no contexto escolar para intervenção e prevenção do bullying.

Palavras-chave


Enfermagem; Bullying; Saúde Escolar

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ISSN: 1981-1330