Qualidade de vida e burnout entre estudantes de medicina que vivenciam o método de Aprendizagem Baseada em Problemas

Felipe Kaluf de Andrade, Liandra Aparecida Orlando Caetano, Wanderlei Abadio de Oliveira, Jorge Luiz da Silva, Marina Garcia Manochio-Pina

Resumo


Objetivou-se analisar a Qualidade de Vida (QV) e sintomas da Síndrome de Burnout (SB) entre estudantes de medicina que vivenciaram o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Participaram do estudo 310 alunos matriculados entre o primeiro e o quarto ano de um curso de Medicina de uma universidade privada. Na coleta de dados foram aplicados os seguintes instrumentos: WHOQOL-bref e Inventário de Burnout de Maslach - Student Survey. Foi encontrado um aumento da QV com a progressão dos estudantes no curso e o sexo feminino referiu mais sintomatologia para o diagnóstico de Burnout. Os resultados indicam que as vivências  no método ABP podem contribuir para a melhora da saúde e qualidade de vida de estudantes. Essa perspectiva é importante para o debate no campo da promoção da saúde, principalmente ao se perceber as potencialidades do método para o engajamento em comportamentos relacionados à maior autonomia, empoderamento e escolhas saudáveis.


Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas; Qualidade de Vida; Esgotamento Profissional

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ISSN: 1981-1330