Intervenção antibullying proposta por enfermeiros: elaboração e validação pelo método Delphi

Andréa Cristina Mariano Yoshinaga, Beatriz Oliveira Pereira, Wanderlei Abadio de Oliveira, Isis Pires Gonçalves, Miyeko Hayashida, Marta Angélica Iossi Silva

Resumo


Este estudo objetivou descrever a validação de conteúdo de uma intervenção antibullying a ser desenvolvida por enfermeiros no contexto escolar. O Programa de Intervenção e Educação em Saúde Antibullying (PIESA) foi elaborado com base em evidências presentes na literatura nacional e internacional. O método Delphi foi empregado para a validação do programa. Participaram da validação 11 enfermeiros especialistas em violência escolar e bullying. Os resultados indicaram que na primeira rodada os especialistas apresentaram 100% de consenso para a maioria dos domínios e recomendações que compunham o PIESA. Mesmo o domínio referente à participação do enfermeiro no planejamento escolar, que obteve concordância parcial, ficou acima de 80% de consenso. Conclui-se que o programa proposto abrange as possibilidades de atuação do enfermeiro na prevenção e enfrentamento do bullying escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330