Diretrizes de Práticas em Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para a Saúde- SOBECC Nacional

solange Machado Guimarães, Juliana Elenice Pereira Mauro, Estela Schiavini Wazenkeski

Resumo


O Livro “Diretrizes de Práticas em Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para a Saúde”, 7ª edição, com adoção das práticas baseadas em evidências, foi coordenado pela Diretoria da Associação Brasileira de Enfermeiros em centro cirúrgico, recuperação anestésica e centro de material e esterilização (SOBECC), Enfermeira Mestre Marcia Hitomi Takeiti, Presidente da SOBECC Nacional Gestão 2015-2017 e a Enfermeira. Drª Giovana Abrahão de Araújo Moriya, Coordenadora-geral das Diretrizes de Práticas 2017 e Diretora da Comissão de Educação da SOBECC- Nacional Gestão 2015-2017, e com um Comitê de especialistas dos setores de saúde, disponibilizou orientações para a enfermagem perioperatório, estimulando orientações para a prática clínica, resultando em processos sistemáticos, projetados para fornecer ao enfermeiro a tomada de decisões apoiadas na qualidade da evidência científicas encontradas na literatura e norteado na metodologia da American College of Cardiology (ACC) e da American Heart Association (AHA), em que as evidências são sumarizadas em três níveis (A, B e C) e, a partir da avaliação da qualidade da literatura produzida, foram traçadas as recomendações, de classe I a III, retratando a segurança com que determinada intervenção pode ser realizada.  As Diretrizes de Práticas em Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para a Saúde com 487 páginas estão divididos em três grandes partes, subdividas em capítulos, que são demonstradas em tópicos, para facilitar a pesquisa, com orientação sobre as melhores evidências para a prática.

    A Parte I, intitulada Centro de Material e Esterilização (CME), traz as práticas recomendadas em sete capítulos.

     No Capítulo 1- Aspectos organizacionais do centro de material e esterilização; no capítulo 2-Os Recursos humanos no centro de material e esterilização; no capítulo 3 - Limpeza de produtos para a saúde; no capítulo 4- Desinfecção de produtos para a saúde; no capítulo 5- Preparo de produtos para a saúde para esterilização, rastreabilidade, armazenagem e cuidados após o processamento; no capítulo 6- esterilização de produtos para a saúde; e no capítulo 7- Produtos especiais.

A Parte II aborda as questões do Centro Cirúrgico (CC), traz as práticas recomendadas em 11 capítulos:

No capítulo 1- Sistematização da assistência de Enfermagem perioperatória (SAEP); no capítulo 2- Segurança do paciente e processos de acreditação e indicadores de qualidade em Centro Cirúrgico; no capítulo 3- Estrutura física do Centro Cirúrgico; capítulo 4 - Recursos humanos no Centro Cirúrgico; no capítulo 5- Saúde do trabalhador no ambiente cirúrgico; no capítulo 6- Prevenção e controle de infecção de sítio cirúrgico;

 

 

 

 

 

 

No capítulo 7- Sala operatória, montagem, circulação e desmontagem; no capítulo 8- Aquisição e utilização de equipamentos cirúrgicos; no capítulo 9- Anestesia: classificação dos tipos e atuação da Enfermagem; no capítulo 10- Posicionamento cirúrgico do paciente no capítulo 11-Prevenção da hipotermia perioperatório.

      Finalizando, a Parte III, Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), descreve as recomendações para o pós-operatório e para alta em 10 capítulos.

      No capítulo 1-  Organizacional da sala de recuperação pós-anestésica; no capítulo 2 Processo de cuidar no período de recuperação pós-anestésica; no capítulo 3 - Período de recuperação pós-anestésica dos pacientes submetidos aos principais procedimentos cirúrgicos; no capítulo 4- Desconfortos no período de recuperação pós-anestésica; no capítulo 5- Complicações no período de recuperação pós-anestésica; no capítulo 6- Período de recuperação pós-anestésica do paciente pediátrico; no capítulo 7-Período de recuperação pós-anestésica do paciente geriátrico; no capítulo 8 - Presença do acompanhante ou familiar na sala de recuperação pós-anestésica; no capítulo 9 - Alta para a unidade de destino; e no capítulo 10 - Indicadores de qualidade da assistência de Enfermagem para a sala de recuperação pós-anestésica.

 

Referência

       Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização (SOBECC). (2017). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. (7a. ed.). Barueri: Manole. 487 p.


Palavras-chave


enfermagem,centro cirúrgico,diretrizes práticas

Referências


Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização (SOBECC). (2017). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. (7a. ed.). Barueri: Manole. 487 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330