Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH): Um olhar voltado para os pais

Jéssica Raizi Brito, Luis Humberto Cecatto

Resumo


O presente artigo apresenta o trabalho realizado em uma escola pública do município de Cascavel, PR, onde se trabalhou com pais e ou responsáveis de crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Intenta-se saber se esses pais e/ou cuidadores, ao receberem o diagnóstico, também recebem as orientações necessárias acerca do transtorno, bem como informações sobre como lidar com essa criança de maneira adequada. Foi aplicada uma pesquisa exploratória de ordem qualitativa para avaliar a importância desta orientação, onde se utilizou uma pesquisa-ação que ocorreu por meio de seis encontros quinzenais, através de questionários semiestruturados, Workshops, dinâmicas, entre outras atividades. Os resultados apontados mostram que em sua maioria, pais e/ou responsáveis, no momento do diagnóstico não recebem as orientações necessárias acerca do transtorno, mas sim, orientação quanto a dosagem e uso da medicação.


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ISSN: 1981-1330