Habilidades sociais e desempenho acadêmico: um estudo comparativo entre os cursos da área de saúde e humanas e cursos de ciências exatas e sociais aplicadas - DOI 10.29327/226091.53.2-1

Thaís Cristina Gutstein Nazar, Michele Quaglioto Tartari, Ana Caroline Grassi Vanazi, Andreia Belusso

Resumo


Considerando a importância das Habilidades Sociais no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, esta pesquisa tem por objetivo verificar a existência de relações entre Habilidades Sociais e desempenho acadêmico. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa descritiva correlacional quantitativa, na qual participaram 628 estudantes universitários das áreas de saúde e humanas e exatas e sociais aplicadas que responderam ao Inventário de Habilidades Sociais – IHS (Del Prette & Del Prette, 2014). Para o tratamento dos dados, foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS) 21.0 para Windows, valendo-se de testes correlacionais. Foi possível verificar a correlação entre Habilidades Sociais e desempenho acadêmico nos cursos de saúde e humanas, em contrapartida, não há correlação estatisticamente significativa entre ambos nos cursos das áreas de exatas e sociais aplicadas. Encontra-se respaldo teórico nestas verificações, sendo possível analisá-las neste artigo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330