Atualização sobre transtorno e déficit de atenção/hiperatividade e medicalização nas escolas municipais do ensino fundamental de Maringá - DOI https://doi.org/10.29327/226091.54.2-2

Lucia Yulico Ishii Sato, Luiza Fernandes Cardozo, Veridiana Catelan Mainardes, Sandra Cristina Catelan- Mainardes

Resumo


O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento e representa uma preocupação significativa, principalmente, em crianças em idade escolar. Esta pesquisa busca fornecer atualizações sobre a medicalização e o TDAH presentes na realidade escolar do ensino fundamental da cidade de Maringá-PR. Para isso, utilizou-se um questionário semiestruturado em 8 Instituições de Ensino Básico, distribuídas em 4 regiões da cidade, no período de 2015 a 2016. A amostra contou com 2.367 estudantes de 6 a 10 anos. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa e, a partir destes, observou, percentualmente, o índice de crianças com TDAH foi o esperado, não ultrapassando a média constante na literatura, e o medicamento prevalente foi o metilfenidato. Entretanto, percebemos que sem a adequação pedagógica e a falta de sinergia entre o uso do medicamento ao acompanhamento psicológico, o transtorno pode não estar sendo resolvido, mas apenas mascarado.


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ISSN: 1981-1330