Habilidades sociais e uso de mídias sociais por adolescentes no ensino médio - DOI https://doi.org/10.29327/226091.54.2-5

Ilana Andretta, Luana Thereza Nesi de Mello, Bianca Ledur, Myllena Diessy da Silva, Vanessa Trintin- Rodrigues

Resumo


As mídias facilitam as aprendizagens e oportunizam a expressão das Habilidades Sociais dos estudantes. Este estudo objetiva caracterizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as Habilidades Sociais de 456 estudantes de escolas privadas do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos, Questionário de Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes Del-Prette. O celular/ smartphone e as redes sociais foram as principais tecnologias utilizadas. Destaca-se maior frequência nas Habilidades Sociais de Civilidade e Desenvoltura social e menores frequências em Empatia, Autocontrole, Assertividade e Abordagem Afetiva. Além de alta dificuldade na emissão de Empatia, Autocontrole e Assertividade. Sugere-se estudos clínicos para desenvolvimento de maior repertório de habilidades sociais nesta população para fins de prevenção de comportamentos problemáticos relacionados a baixos níveis de habilidades sociais e alto uso de mídias.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330