Stress e estratégias de coping em estudantes universitários - DOI https://doi.org/10.29327/226091.54.2-13

Mussa Abacar, Gildo Aliante, Júlio Frederico António

Resumo


Esta pesquisa avaliou o stress e as estratégias de coping em estudantes de uma universidade pública da região norte de Moçambique. Baseou-se na abordagem qualitativa e envolveu 28 estudantes de ambos os sexos, que cursavam o Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia, os quais responderam a uma entrevista semi-estruturada. A análise de conteúdo da informação coletada revelou a predominância de sintomas de stress de natureza psicológica e diversos estressores acadêmicos, nomeadamente: sobrecarga de matéria e de trabalhos acadêmicos, dificuldades financeiras e econômicas, dificuldades na assimilação da matéria, más relações interpessoais, situações familiares, má atuação dos docentes e insucesso acadêmico. Para gerenciar o stress percebido os estudantes recorrem basicamente às estratégias paliativas. Os achados enfatizam a necessidade de delineamento e implementação de políticas institucionais de promoção de saúde mental dos estudantes, centradas na prevenção de stress e no aconselhamento psicológico.


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ISSN: 1981-1330