A inclusão de crianças autistas no ensino regular - DOI https://doi.org/10.29327/226091.55.1-9

Aline Machado Giolo, Lívia Garcez

Resumo


O presente artigo objetivou apresentar uma revisão sistemática da produção científica brasileira sobre a inclusão de crianças autistas no ensino regular, publicada entre os anos de 2010 e 2020. As buscas foram realizadas nas bases de dados SciELO, BIREME, Redalyc, EBSCO e Scopus, tendo como descritor “a inclusão de crianças autistas”. Após a verificação dos estudos, e contemplando-se os critérios de inclusão e exclusão da presente pesquisa, foram selecionados oito artigos. Nos principais resultados, pôde-se perceber que a maioria das pesquisas empíricas utilizaram-se de métodos quantitativos e buscaram investigar se a relação das escolas regulares com a inclusão de crianças autistas nesse meio ocorre de forma positiva ou negativa. Outro dado importante foi a falta de preparação dos ensinos regulares frente à inclusão dessas crianças, no sentido de que muitos professores não se sentem aptos para trabalhar com estas. Por fim, discutiram-se os achados mais relevantes e propuseram-se novos temas para futuras pesquisas acerca deste tema.


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ISSN: 1981-1330

DOI 10.29327/226091