AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Tácito Pereira Santos

Resumo


A avaliação psicológica é um processo técnico e científico com fundamentação em teorias psicológicas que traz informações de caráter explicativo sobre fenômenos psicológicos. A avaliação em aprendizagem visa entender porque uma criança “não aprende”. O artigo apresenta a experiência desenvolvida no SPA da ULBRA/Porto Velho, de uma criança de sete anos do sexo feminino, que apresentava queixa de dificuldades na fala e aprendizagem. Foi utilizado o estudo de caso e os instrumentos técnicos como entrevistas, observações e testes psicológicos. O referencial teórico foi a partir da psicanálise e a análise da avaliação foram os estudos de Cordié sobre fracasso escolar como uma patologia. Os resultados apontam os atropelos que ocorrem durante o processo de aprendizagem demonstrando que a dificuldade pode não se encontrar na criança, mas sim nas questões familiares e pedagógicas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.