O PERFIL DOS ENFERMEIROS EM RELAÇÃO À ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICO E PRIVADO DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ.

Larissa Sousa Ramalho, Dilma Costa Santos

Resumo


<!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

A educação na enfermagem é o meio que leva o profissional enfermeiro, a saber, lidar com as necessidades encontradas no ambiente de trabalho, ou seja, não basta estar graduado para saber manusear essas situações encontradas na instituição. É importante que o profissional continue mantendo e buscando a educação, através de atualizações profissionais que resulta no aperfeiçoamento para que a assistência seja eficaz e com qualidade. A educação continuada é uma proposta de educação mais ativa em saúde, onde o profissional independentemente de qualquer coisa deve estar buscando sua educação individualmente. O presente trabalho objetivou Conhecer o perfil profissional dos Enfermeiros em relação à busca de atualização profissional no Hospital Público e Privado de Ji-Paraná. Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, os dados foram analisados parcialmente a partir do número de entrevistados, para a descrição da apresentação. A população foram 20 enfermeiros de um hospital público de Ji-Paraná e 9 enfermeiros de um hospital privado do município de Ji-paraná. A pesquisa em andamento foi realizada durante uma semana do mês de setembro, foi possível encontrar 13 enfermeiros do hospital público. Os critérios de inclusão foram os profissionais com vínculos formais encontrados nos dias da entrevista. A coleta parcial dos dados foi realizada através de entrevistas com os enfermeiros, sendo entregue um questionário com perguntas abertas e fechadas, que permitiram analisar o perfil dos enfermeiros em relação à atualização profissional nos serviços de saúde do município de Ji-Paraná. A pesquisa foi iniciada após a aprovação do Comitê de Ética e cada profissional preencheu o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). Para análise dos dados foi realizado o agrupamento das variáveis, seguido de análise estatística e representação gráfica realizados no programa Excel. Os resultados parciais encontrados foram: em relação à atualização profissional o estudo mostrou que 56% dos enfermeiros não possuem pós-graduação; quanto aos motivos que dificultam a busca de conhecimento 50% responderam que falta oferecimento de cursos de interesse. Os resultados parciais da pesquisa nos permitem concluir que os enfermeiros se preocupam em buscar atualizações continuas, pois percebem que este processo melhora a qualidade da assistência de enfermagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.