PLANO DE NEGÓCIO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA LOJA DE INFORMÁTICA EM URUPÁ-RO.

Jean Carlo Aguiar, Cícero Aparecido de Alencar

Resumo


O mercado da comercialização e manutenção de produtos do gênero da informática possui uma tendência crescente, existindo uma necessidade consumista, mas a implantação deste empreendimento exige como em qualquer outro, a formulação de um plano de negócios. Pois para implantar o negócio e atender as necessidades do mercado de forma satisfatória e sustentável, não basta apenas possuir o capital, faz-se necessário construir um planejamento estratégico, baseado nos princípios de projeção e analise financeira, visão e estudo sobre o mercado, marketing e propaganda, qualificação de pessoal, liderança, gestão da qualidade de produtos e serviços oferecidos, criação da missão, visão, objetivos e metas da empresa, gestão estratégica com inovações e diferenciais que venham fidelizar seu público-alvo. A instalação deste estabelecimento especializado em informática tende a resolver as necessidades do público consumidor da localidade de Urupá-RO, que muitas vezes precisa se deslocar do município em busca de soluções ou equipamentos diversos. Contudo, o plano de negócio para implantação de uma loja de informática em Urupá visa diminuir os riscos ao investidor, por meio da criação de demonstrativos claros sobre organização, além de constatar a viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira do empreendimento. O objetivo é apresentar um plano de negócio, baseado na realidade do comercio local, constituindo a verificação da viabilidade econômica e financeira para implantação do negócio: Loja de informática especializada na cidade de Urupá-RO, mostrar a análise do público-alvo, mercado e o cenário de inserção da empresa, evidenciar as estratégias e o plano de marketing da empresa, apresentar o plano financeiro para sustentabilidade do negócio, comprovar por indicadores econômicos e financeiros a viabilidade de implantação. O método utilizado é delineado para pesquisa qualitativa e quantitativa, pois o mesmo busca entender o mercado local, o consumidor, a concorrência, bem como a organização, viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira do empreendimento. O levantamento de dados para a construção do plano de negócio revelou o quadro mercadológico local, resultando nos seguintes índices: 57% dos consumidores de eletrônicos de Urupá tem entre 15 e 25 anos, destes 37% iniciarão ou cursam ensino superior, 60%, os entrevistados possuem renda de 1 e 3 salários mínimos, 81% realizam suas compras fora do comércio local, sendo que 60% priorizam diversidade e qualidade nas compras. Foram desenvolvidas planilhas com as necessidades de investimento, compostas dos valores: aluguéis, veículos, máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, edificações e capital de giro inicial. As despesas foram representadas pela apuração dos valores relacionados à mão de obra fixa e variável, pró-labore, encargos sociais, depreciação, manutenção, seguros, insumos a produção e impostos. O plano financeiro revelou o cálculo da estrutura dos custos totais, margem de contribuição, lucro operacional, ponto de equilíbrio, lucro líquido, retorno do investimento e rentabilidade do ativo. As informações geraram indicadores sobre o valor presente líquido, taxa interna de retorno e índices de liquidez. O resultado da pesquisa de mercado confirmou a oportunidade de negócio assim como identificou o perfil do público-alvo, tais informações serviram para formulação do plano de marketing e estratégias para o empreendimento. O plano financeiro evidenciou o cálculo da receita bruta anual em R$ 417.322,44 com margem de contribuição de R$ 168.715,00, lucro operacional de R$ 86.583,16, ponto de equilíbrio em R$ 203.155,97, lucro líquido de R$ 117.552,76 anual e retorno do investimento em 2 anos e 9 meses. Desta forma confirma-se a viabilidade de implantação do negócio ao investidor.

 

 

Palavras-Chave: Implantação, estratégia, viabilidade e sustentabilidade.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.