A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO HIDROCINÉTICA NO DESEVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS E EQUILÍBRIO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN.

jose Valter Santos, Silvana Dezan

Resumo


 A Síndrome de Down (SD) trata-se de uma anomalia no cromossomo 21, de caráter genético que compromete o desenvolvimento psicomotor da criança. Clinicamente a SD se caracteriza por atraso mental, hipotonia generalizada em diferentes graus e um fenótipo característico, sendo a principal delas a hipotonia e o atraso motor onde acarretam experiências visuais, vestibulares, táteis e proprioceptivas limitadas, causando movimentos pobres prejudicando o desenvolvimento corporal. Indivíduos que apresentam alterações do esquema corporal, também manifestam distúrbios de lateralidade, equilíbrio, noção espacial e coordenação motora ou simplesmente como movimentos desajeitados sendo que é por meio do equilíbrio que se consegue permanecer de pé, andar, correr, pular e principalmente mexer todos os membros. Tais movimentos são realizados porque o organismo, através do aparelho vestibular, consegue estabilizar as forças exercidas no movimento, fazendo com que estas sejam anuladas. A hidroterapia é um método terapêutico que utiliza os princípios físicos da água, tornando-se uma atividade ideal para melhorar ou tratar os déficits motores, características da SD, pois ao ser inserido no meio aquático, o organismo é submetido a diferentes forças físicas e, em consequência, realiza uma série de adaptações fisiológicas, que associando aos exercícios de equilíbrio, força e propriocepção, através de uma estimulação adequada, auxiliam na melhora da hipotonia. Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da hidrocinemática no processo de desenvolvimento motor e equilíbrio, das crianças com SD. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, através de uma análise documental utilizando materiais escritos que serviram como fonte de informação para a pesquisa científica, assim como, livros da biblioteca do Centro Universitário Luterano Ulbra e a base de dados do sistema SCIELO. Verificou-se que através de uma estimulação bem estruturada o fisioterapeuta pode promover um bom desenvolvimento motor e mental da criança com SD, através de estímulos sensoriais repetitivos minimizando suas dificuldades e evidenciando a possibilidade de melhores respostas às experiências às condições mutantes, para tanto, a criança especial que for bem estimulada, poderá ter um desenvolvimento muito mais satisfatório.

 

 

Palavras chaves: Fisioterapia aquática. Síndrome de Down. cinesioterapia.

 


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