A PSICOLOGIA POSITIVA E A PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA

Daiane Silva Severo, Fátima Oliveira de Oliveira

Resumo


O presente estudo tem como objetivo conhecer estratégias de utilização da Psicologia Positiva como forma de Promoção de Saúde na escola. Para a realização deste, utilizamos como metodologia uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e exploratória fundamentada na Psicologia Positiva e na Promoção de Saúde. A partir deste estudo, verificamos que a escola é um espaço privilegiado, onde podemos aperfeiçoar, por meio de práticas educativas, aspectos positivos dos indivíduos como a esperança, as virtudes, a coragem e a espiritualidade. Dentro desta abordagem, buscamos uma educação crítica, emancipatória e autônoma, promovendo o compartilhamento de saberes e possibilitando o desenvolvimento de cidadãos conscientes da importância da valorização de si mesmo e do outro para a melhoria da sua qualidade de vida. Nesse sentido, pretendemos contribuir proporcionando reflexões sobre a utilização da Psicologia Positiva na escola, objetivando a Promoção de Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21115/cinter.v11i3.3963

Apontamentos

  • Não há apontamentos.