PERSPECTIVAS DA PSICOPEDAGOGIA NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR

Edinara Silveira Zambrano, Rosane Cardoso Pereira

Resumo


A educação em todas as suas esferas é a pedra angular de uma sociedade bem desenvolvida, assim, olhando pelo enfoque do ensino superior a universidade é um agente de transformação social, pois possibilita que cada novo profissional que ingressa no mercado de trabalho modifique estruturas sociais. Portanto, para que se tenham profissionais qualificados é fundamental que o ensino universitário ofereça o suporte necessário para o desenvolvimento pleno do acadêmico. Neste sentido, há a preocupação por parte dos órgãos reguladores de garantir um ensino de excelência, consequentemente, não podemos negar as dificuldades existentes dentro das universidades no que diz respeito à questão da aprendizagem dos universitários. Ressaltamos aqui a função do psicopedagogo no atendimento ao Ensino Superior, prevenindo e intervindo nos processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, e pedagógicos do acadêmico, oferecendo suporte e atuando sobre os múltiplos fatores que possam interferir no seu desenvolvimento integral, nas questões ligadas a aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21115/cinter.v11i3.3966

Apontamentos

  • Não há apontamentos.