O DOCENTE E A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO REFLEXIVA

Rosane Cardoso Pereira, Nádia Silvana Ribeiro

Resumo


O objetivo deste trabalho foi fazer um estudo crítico sobre a formação reflexiva docente, partindo da ampla disseminação e apropriação dos conceitos e teorias analisadas. Assim, coloca-se em evidência a contribuição da perspectiva da reflexão na formação de professores bem como no exercício da docência. A reflexividade se insere como um dos elementos de formação inicial e/ou continuada, compreendida como um processo articulado de ação-reflexão-ação, ou seja, um processo que começa com a prática, posteriormente com a reflexão e se traduz em ação concreta, imprimindo uma nova reflexão e um novo fazer diferenciado. Assim, as complexidades das questões do cotidiano escolar, e das políticas públicas e sociais do próprio sistema educacional, são desafios que implicam diretamente na formação continuada dos educadores e, de algum modo, revelam a precariedade e a dificuldade por parte de muitos profissionais, em fazer o link entre teoria e prática. Com isso, procuramos entender papel da formação continuada, o que aprendem no dia-a-dia do processo formador e a sua importância. Fundamentou-se o referencial teórico em estudos e pesquisas sobre a prática reflexiva na formação docente no Brasil, de forma a analisar dialeticamente a realidade educacional, permitindo assim, diante das inúmeras críticas ao paradigma da racionalidade técnica, compreender o papel da reflexão no desenvolvimento profissional do professor. Nesta perspectiva, a prática reflexiva se coloca como maior desafio neste contexto. Ser professor perpassa caminhos incertos, ambíguos e desconhecidos, aonde cada um vai construindo sua maneira de ser e estar na profissão com a perspectiva de uma prática pedagógica reflexiva que se efetiva de forma criadora e criativa a partir da ação reflexão-reação-ação.

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DOI: https://doi.org/10.21115/cinter.v8i3.4007

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