O RECREIO DIRIGIDO COMO UM DIFERENCIAL NA DIMINUIÇÃO DA AGRESSIVIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR

Ingrid Cardoso de Azevedo, Valter Ari Dohnert Júnior, Paulo Roberto Tassinari Ignácio

Resumo


Objetivo: Este estudo teve como objetivo proporcionar aos alunos a convivência com brincadeiras organizadas, por meio de monitoria e orientação na realização das atividades, para minimizar os comportamentos agressivos e de correria no recreio. Método: O grupo de estudo de 39 crianças estudantes do pré ao 3° ano da escola Municipal Fundamental Professor Manoel Oliveira Carneiro, com idade de 5 a 8 anos de idade de ambos os sexos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, num primeiro momento realizaram-se observações do comportamento dos alunos. O passo seguinte foi aplicação das brincadeiras e jogos. Resultados: Os resultados do estudo evidenciam que nem sempre o que os alunos realizavam no recreio era o que eles mais gostavam de vivenciar. Conversar (17), correr (13), e comer (9), foram os itens mais apontados como atividades realizadas no recreio. E sobre o que mais gostariam de fazer no recreio o que se destacou foi: Brincadeiras (22), jogos (10) e esportes (7). Com a aplicação do projeto houve um aceitação significativa nas atividades proposta. Após essa oferta de jogos e brincadeiras, observam-se alguns pontos positivos, tais como: a diminuição de brigas e maior união entre os alunos. Conclusões: Conclui-se que o recreio, quando implementado com atividades de caráter cooperativo, no olhar dessa população de estudo, possui inúmeros pontos positivos, representando em diferencial importante, somado a outros, na diminuição da violência.

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