ESTADO NUTRICIONAL PRÉ-ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES E O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ORIENTAÇÃO DA NUTRIÇÃO ADEQUADA

João Victor B. Hartmann, Valter Ari Dohnert Júnior, Inês Teresinha Oliveira Jacques, Carolina Miranda Da Rosa

Resumo


Introdução: Aliada à atividade física, a nutrição também apresenta notável importância, já que, além da sobrevivência, a nutrição adequada é indispensável para o crescimento e desenvolvimento, construindo um alicerce para o desempenho físico e sendo muito importante para a saúde geral do praticante de exercício físico, em qualquer faixa-etária. Objetivo: Verificar se o professor de Educação Física escolar informa ou questiona os alunos quanto à alimentação matinal realizada por eles antes da aula de Educação Física. Delineamento: Estudo transversal aplicado a 31 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Xangri-lá, do município de Xangri-lá, que tem em seu currículo escolar aula de educação Física nos períodos que antecedem o recreio. Materiais e métodos: Os alunos submeteramse a questionário fechado. O questionário foi aplicado a duas turmas de 2º ano do turno da manhã no dia da aula de Educação Física. Resultados: Este estudo mostrou que o professor de Educação Física não costuma questionar os seus alunos quanto à alimentação por eles realizada na parte da manhã. Discussão: O resultado significativo apresentado na tabela 6, onde 77% dos alunos afirmaram nunca terem sido questionados sobre sua alimentação matinal, corrobora com o questionamento da importância do Professor de Educação Física em perguntar a seus alunos sobre a nutrição realizada por eles para a prática da aula de Educação física. Conclusão: O estudo conclui que o professor de Educação Física deve se preocupar com a alimentação de seus alunos e o estado nutricional em que se encontram para a prática da aula de Educação Física escolar, principalmente o turno da manhã.

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