Avaliação de protocolos de manejo de cárie em crianças de 0 a 3 anos de idade baseada no risco

Bruno dos Santos Januário, Márcia Cançado Figueiredo, Daniel Demétrio Faustino-Silva

Abstract


Introdução: Cárie Precoce da Infância é uma doença de alta prevalência e severidade que acomente crianças nos primeiros anos de vida, necessitando, portanto abordagens baseadas em protocolos clínicos. Encarando a atenção primária como porta de entrada das crianças no sistema de saúde, é papel da saúde bucal promover saúde através de medidas preventivas e intervenção baseada em risco. Objetivo: avaliar três protocolos clínicos de programas de saúde bucal baseados em risco à cárie em pacientes até 3 anos de idade adotados em diferentes serviços. Métodos: Através da aplicação do instrumento de avaliação de normas de orientação clínica AGREE (Appraisal of Guidelines Research & Evaluation) foi feito um estudo descritivo transversal, com análise quantitativa dos dados. Foram selecionados, conforme orientação do instrumento, quatro profissionais contratados das unidades de saúde do SSC/GHC dentro de um universo populacional de 21 odontólogos, sendo que a escolha seguiu critérios relativos à experiência na construção e utilização de protocolos clínicos em odontologia na atenção primária em saúde. Resultados: considerando os escores obtidos em cada domínio e a avaliação global dos protocolos incluídos nesse estudo através do instrumento AGREE de avaliação de normas de orientação clínica, o Protocolo B obteve pontuações insuficientes e não obedeceu a maioria dos critérios analisados pelos sujeitos da pesquisa, sendo considerado “não recomendado”. Todavia, os Protocolos A e C atingiram algumas pontuações satisfatórias e foram “recomendados com alterações ou limitações”. Conclusão: portanto, faz-se necessária uma avaliação das fragilidades e potencialidades dos protocolos avaliados na construção de orientações mais apropriadas para cárie na infância.


Keywords


Cárie; Protocolos Clínicos; Atenção Primária à Saúde; Saúde Bucal; Crianças.

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