AVALIAÇÃO, IN VITRO, DA CAPACIDADE DE SELAMENTO DO CANAL PROTÉTICO COM ADESIVO DENTINÁRIO E DIFERENTES TRATAMENTOS DO REMANESCENTE DENTINÁRIO

Yaçana Postiglioni Ferraz, Adair Luis Stefanello Busato

Abstract


O prognóstico endodôntico será considerado satisfatório quando todas as fases clínicas da terapia forem realizadas corretamente tendo por finalidade a sanificação do sistema de canais radiculares.A necessidade de empregar um retentor intraradicular tem sido uma preocupação pelo fato de existir um potencial significativo de infiltração, podendo ser diminuído através de um selamento do canal protético. O estudo teve por objetivo avaliar, in vitro, a presença de infitração de nitrato de prata em dentes bovinos com diferentes tratamentos do remanescente dentinário e selamento do canal protético com adesivo dentinário. Vinte e sete incisivos bovinos tiveram as coroas seccionadas e os canais radiculares instrumentados pela técnica manual seriada. Após, os exemplares foram distribuídos aleatoriamente divididos em 6 grupos: (A) 05 raízes sem selamento do canal protético e obturadas com cimento AH Plus; (B) 03 raízes sem selamento do canal protético e obturadas com Endofill; (C) 05 raízes com selamento do canal protético e obturadas com AH Plus; (D) 04 raízes com selamento do canal protético e obturadas com Endofill; (E) 05 raízes com selamento do canal protético e obturadas com Endofill e alargamento dentinário; (F) 05 raízes com selamento do canal protético e obturadas com AH Plus e alargamento dentinário. Os canais foram obturados através da técnica de condensação lateral com cones de guta-percha e um dos cimentos endodônticos supracitados. A desobturação parcial dos canais foi efetuada após a conclusão da obturação. Após o término do preparo do canal radicular, 10 espécimes (Grupos E e F) receberam alargamento dentinário com broca largo percorrendo a extensão do canal radicular. A seguir, os grupos C, D, E e F tiveram a porção superficial do remanescente de material obturador selada com cimento resinoso auto-adesivo (RelyX U200 Automix). Após este protocolo, todos os canais foram preenchidos com solução de nitrato de prata e mantidos em ambiente escuro por 24 horas e submersos por mais 8 horas em solução reveladora. Na sequência, o processamento do nitrato de prata foi concluído e as raízes seccionadas no sentido do longo eixo do dente com auxílio de um recortador de gesso até expor a união dentina/material obturador. A análise da marcação do nitrato de prata foi realizada através da microscopia eletrônica de varredura por emissão de campo. Os resultados mostraram que houve diferença estatisticamente significante entre os grupos E e F (p-valor=0,018). Já na comparação dos grupos A e E, mostraram que não houve diferença significativa (p–valor=0,104). As comparações dos demais grupos não apresentaram diferenças estatisticamente significativas.

Em face ao exposto, pode-se concluir que os grupos experimentais A, B, C, D e E apresentaram grau de infiltração por meio do nitrato de prata; o grupo E apresentou maior escore de infiltração; o grupo A obteve a menor quantidade de infiltração comparada aos demais grupos e o grupo F não apresentou nenhum grau de infiltração quando comparado ao grupo E.


Keywords


Endodontia; Cimentos dentários; Obturação do canal radicular; Adesivos dentinários; Microscopia eletrônica de varredura; Preparo de canal radicular; Infiltração; Nitrato de prata.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.