DIFERENTES MODALIDADES GÍMNICAS E SÍNDROME DE DOWN: REFLEXÕES POSSÍVEIS

Randson Pinto de Souza, Michelli Luciana Massolini Laureano

Resumo


A Educação Física tem se aprofundado nos estudos para a adaptação de atividades físicas que possam beneficiar a população que tenha alguma deficiência e as ginásticas vem a ser um conteúdo riquíssimo neste sentido. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre esta temática por meio da investigação de como é aplicado o conteúdo das diferentes ginásticas, para crianças com Síndrome de Down (SD), em uma Escola de Educação Especial, no Baixo Amazonas. A amostra foi composta por 2 professores de educação física e 10 alunos com SD, de ambos os sexos na faixa etária de 11 a 40 anos. Para tanto, este relato de estudo de caso descritivo, utilizou da pesquisa de campo para obtenção dos dados e se aplicou a abordagem qualitativa para interpretação dos mesmos. Fez-se observação não participativa com registro em diários de campo e aplicou-se um questionário aos professores de educação física da escola investigada. Os resultados apontaram que as ginásticas na escola de educação especial investigada, no Baixo Amazonas, não são ministradas com frequência, que há a necessidade de adaptação de materiais e de espaço, que são insuficientes; os professores apresentaram diferentes níveis de conhecimento devido ao tempo de atuação na área, mas exibiram esforços para possibilitar diferentes vivências aos alunos com SD. Por ser uma característica desta deficiência, a instabilidade atlanto-axial deve ser investigada por meio de exames clínicos antes do inicio da prática das ginásticas e o professor deve ficar atento a este fator. Conclui-se que as ginásticas podem ser adaptadas as necessidades das pessoas com SD e que, para que isso ocorra, é indispensável conhecimento sobre a deficiência em questão e sobre as diferentes modalidades gímnicas. Além disso, ficou evidente que para que o trabalho seja consistente, deve sempre haver uma equipe multidisciplinar trabalhando em prol dessa população, visando melhoras na qualidade de vida da mesma.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Ginásticas; Síndrome de Down; Ensino.


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